Nos dias 12, 13 e 14 de setembro de 2025, o Centro Regional de Formação Permanente América celebrou suas bodas de ouro com um evento marcado por reflexões profundas, celebrações e projeções para o futuro. A celebração contou com a presença ilustre do Reitor-Mor, Dom Fabio Attard, regionais, inspetores, docentes, ex-alunos consagrados e leigos, reunidos para refletir sobre o legado e os desafios do Centro.
Reflexões e projeções
O evento destacou o estudo realizado pela Universidade Politécnica Salesiana (UPS), intitulado “Impacto na identidade carismática e nas práticas educativo-pastorais”, que analisou a contribuição do Centro na formação salesiana. Além disso, foram discutidos o “Planejamento Estratégico” e os desafios priorizados, bem como a “Formação Permanente” à luz da nova Ratio e do Capítulo Geral XXIX.
As apresentações ficaram a cargo dos pesquisadores da UPS e da equipe do Centro, com participações especiais de Jorge Moraga, que abordou o Planejamento Estratégico, e do Pe. Silvio Rogia, sdb, além do Reitor-Mor, Pe. Fabio Attard.
Um tesouro salesiano
Os três dias de atividades foram marcados por uma intensa reflexão, vista a partir do coração de Jesus, manifestado com impressionante ternura e força no coração de Dom Bosco e no carisma salesiano. “Esse é o nosso tesouro”, destacou Margot Hourcade Leguisamo, uma das participantes.
A reflexão orientou-se a projetar o futuro do Centro nos próximos 50 anos, valorizando o trabalho realizado até hoje e reafirmando o compromisso de continuar respondendo às demandas dos jovens e da realidade atual na América. O fortalecimento do trabalho em rede com todas as forças e dons da Congregação em todo o mundo foi um dos pontos centrais das discussões.
Celebração e festa
Além das reflexões, o evento foi marcado por momentos de celebração e festa. A virada cultural promovida pelo Movimento Juvenil Salesiano do Equador, com a presença do Reitor-Mor, Pe. Fabio Attard, foi um dos destaques, marcando as atividades com alegria e entusiasmo.
A voz dos líderes
Pe. Manolo Perez, diretor do Centro, ressaltou a importância do apoio das inspetorias: “Ao celebrar os 50 anos do Centro Salesiano de Formação Permanente América, pode-se constatar que o apoio de cada uma das Inspetorias é fundamental, pois o Centro existe para elas. Cada um dos participantes dos cursos, enviados pelo padre inspetor, tem o propósito de contribuir para o caminho da formação em salesianidade, tanto a nível local quanto inspetorial, após o seu retorno. A metodologia dos cursos leva à
personalização da formação. Essa modalidade de aprendizagem ‘experiencial’, quando compartilhada nos encontros de formação na própria inspetoria, é um chamado a viver ‘salesianamente’ a vocação de educadores e a missão. De tudo isso, podemos deduzir: quão importante é apoiar o Centro de Quito para a formação em salesianidade, tanto para os Salesianos religiosos quanto para os leigos e membros da Família Salesiana!”
Pe. Natale Vitali, inspetor da Inspetoria São João Bosco, corroborou essa perspectiva: “A importância que tem o Centro Salesiano de Formação Permanente de América em nossa inspetoria é a lembrança da identidade carismática em nossa pastoral educativa evangelizadora. Os vários cursos para os quais a Inspetoria envia salesianos, leigos e leigas, sempre mais numerosos nos últimos anos, nos ajudam a entender bem a história de Dom Bosco no método histórico-experiencial, também em relação ao nível intelectual. O que gera repercussão na pastoral e contribui para lermos hoje uma nova cultura das juventudes de hoje do nosso Brasil.”
Depoimentos inspiradores
Entre os salesianos e leigos que participaram dessa experiência, destacam-se os depoimentos de Camila Carolina de Paula e Pe. Adenilson Lopes Rubim:
Camila Carolina de Paula refletiu:
“Em 2023, estive no Centro de Formação Permanente da América. Trago comigo três reflexões que repercutem em minha vida pessoal e profissional cotidianamente:
· Acolher é uma decisão que nasce nas pequenas ações.
· Escutar é um desejo que nasce no coração.
· Aprender é algo que nasce na cumplicidade das relações.”
Pe. Adenilson Lopes Rubim compartilhou:
“A experiência feita nessa escola de formação extrapola a teoria sobre a espiritualidade salesiana. A inserção em uma comunidade ‘temporária’ é uma maneira de deixar-se tocar por tudo que afetou o menino sonhador, moldando a ele e também a nós como profetas dos jovens.”
Um legado que inspira
Os 50 anos do Centro Salesiano de Formação Permanente América são um marco na história da formação salesiana. Com um olhar voltado para o futuro, o Centro reafirma seu compromisso de fortalecer a identidade carismática e as práticas educativo-pastorais, inspirando salesianos e leigos a viverem “salesianamente” sua vocação e missão.
Texto produzido por Beatriz Mateus Pereira, em parceria com Margot Hourcade Leguisamo, ambas Salesianas Cooperadoras, respectivamente do Brasil e Uruguai, ex-alunas do CSFPA e Facilitadoras do Curso Con los ojos de Don Bosco, a primeira é também Colaboradora da ISJB