No dia 18 de maio, CESAM-DF participou da cerimônia alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, ocorrida no Palácio do Planalto, com o tema "Esquecer é permitir, lembrar é combater". A cerimônia, que contou com a presença da Deputada Federal Maria do Rosário, do Ministro do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Sílvio Almeida, e do Presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, teve início com a execução do hino nacional. Em seguida, o grupo Palavra Cantada entoou a música "Corra", que aborda os abusos cometidos contra crianças e adolescentes.

Durante o evento, uma mensagem do Presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, foi exibida no telão para os presentes, seguida da leitura do recado da Primeira Dama Janja Lula. O jovem Raul, de 15 anos, representante do Comitê de Participação de Adolescentes (CPA), destacou a importância do dia e fez uma homenagem a Aracely, criança que sofreu diversas violações de direitos quanto tinha apenas 8 anos, sendo a data em que desapareceu, lembrada como o dia de lembrar que todas as crianças precisam ser protegidas.

Em seguida, Karina Figueiredo, do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da Ceilândia, fez um discurso enfatizando a relevância de políticas públicas voltadas para o combate à violência contra crianças e adolescentes, e mencionou Marielle Franco, com a frase inspiradora:

"As flores da resistência nascem no asfalto".

Um momento de grande simbolismo ocorreu quando todos os participantes da mesa, incluindo o Presidente em exercício, vestiram a camiseta do evento. Em seguida, o Ministro Sílvio Almeida discursou sobre a data e expressou seus agradecimentos aos presentes.

Encerrando o evento, o Presidente em exercício proferiu suas palavras, destacando a importância do combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes, reforçando o compromisso do governo em enfrentar esse grave problema social.

Conheça a históriade Aracely no vídeo abaixo, publicado pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.