Ao longo do mês de novembro, o Cesam- ES realizou a 5ª edição do Bora Falar de Negritude com o tema “Os Espaços que Ocupamos e o cidadão que eu Sou!”, uma programação voltada para o Mês da Consciência Negra com os Aprendizes.

O evento é realizado anualmente com o objetivo de discutir a promoção da igualdade étnico-racial nos moldes do carisma Salesiano. Além de promover o debate sobre a realidade da juventude, em especial a negra, bem como fomentar a igualdade étnica-racial e o enfrentamento ao racismo e respeito à diversidade étnica e cultural com a comunidade educativa das Obras Salesianas de Vitória.

A programação contemplou uma visita ao Museu Capixaba do Negro (Mucane), onde os aprendizes puderam vivenciar um pouco da cultura negra na oficina de dança, além de um bate-papo com um dos responsáveis pela visita guiada.

Os adolescentes do turno vespertino tiveram a oportunidade participar de uma palestra sobre autoconhecimento com a psicóloga Lais Vitório. A palestrante também levantou questões importantes para os adolescentes sobre os privilégios dos quais pessoas negras não possuem. Também foi realizada uma roda de conversa sobre temas que integram uma educação antirracista promovida pelo professor Dr. Jorge Nascimento, da Universidade Federal do Espírito Santo.

Os adolescentes participaram de uma visita técnica aos laboratórios de Química, Física e Biologia da Ufes onde realizaram diversos experimentos. Além de conhecer a universidade, eles puderam compreender que o campus é um espaço que deve ser ocupado por todos.  

Para o adolescente Rafael Rodrigues essas reflexões são importantes, pois é uma forma de colocar os negros em diferentes espaços. “No Mês da Consciência Negra, nós aprendizes do Cesam fizemos atividades relacionadas ao assunto. Fizemos uma atividade que nos fez pensar sobre a data, as questões de racismo no Brasil e como isso é importante de ser discutido todos os dias com todas as pessoas!”.

Interação com os núcleos do interior

Além das turmas da Grande Vitória, os núcleos do Cesam nas cidades do interior Colatina, São Mateus, Linhares e Cachoeiro de Itapemirim participaram de um bate-papo on-line com o produtor de conteúdo para a internet e publicitário, Tiago Soares. Ele destacou a importância da presença de pessoas negras nas mídias, nos filmes, a importância de ocupar esses espaços e produzir conteúdo, além da luta antirracista que deve existir todos os dias.  

Todas as experiências culminaram na Mostra de Trabalhos com diversas produções em cartazes, murais, desenhos e frases que enaltecem a negritude e estão expostos nos corredores do Cesam.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.