No dia 07 de dezembro, aconteceu no Auditório da Federação das Indústrias do Espírito Santo (FINDES) a apresentação do projeto piloto “Feira Livre de Trabalho Infantil” idealizado pelo Auditor Fiscal do Trabalho Péricles Rocha de Sá Filho.

O projeto foi criado para combater a incidência de crianças e adolescentes, exercendo os mais diversos tipos de atividades nas feiras livres da capital do Espírito Santo, Vitória/ES.

Geralmente, os adolescentes se oferecem para carregar as compras dos clientes em carrinhos de mão, transportando peso inadequado para sua idade e estrutura física, o que acarreta problemas de saúde, além de afetar o desenvolvimento de forma geral.

O projeto foi apresentado no Fórum Estadual de Aprendizagem, Proteção ao Adolescente Trabalhador e Erradicação do Trabalho Infantil – FEAPETI-ES e para alcançar o sucesso, foram envolvidos diversos parceiros como: MPT-ES, TRT-17ª Região, Secretaria Estadual e Municipais de Assistência Social, Sistema S (SENAR/SENAC//SESCOOP /SENAI / SESI/ SEST/ SENAT/SEBRAE), Entidades sem Fins Lucrativos. Todos aderiram ao projeto, inclusive o CESAM-ES que além de incluir no Programa de Aprendizagem adolescentes cadastrados nas feiras, também participou, através de seus educadores de diversas ações do projeto.

Até o momento, 182 crianças e adolescentes foram afastadas do trabalho infantil e no próximo ano, o projeto será estendido a outros municípios da região metropolitana de Vitória.

Atentos ao legado de São João Bosco continuamos empenhados para que  "Todo o ambiente salesiano deve ser para os jovens: casa que acolhe, paróquia que evangeliza, escola que encaminha para a vida, e pátio para se encontrarem como amigos e viverem com alegria.



Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.