O Cesam-ES participou, nos dias 02 e 03 de julho, da XIV Conferência Municipal da Assistência Social, realizada em Vitória (ES). O evento foi organizado pelo Conselho Municipal da Assistência Social (COMASV) e pela Secretaria Municipal da Assistência Social (SEMAS) e contou com a participação de 200 inscritos entre gestores, trabalhadores, entidades inscritas e usuários dos serviços socioassistenciais, debatendo sobre o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”.
A Conferência Municipal de Assistência Social é um espaço de escuta, fala, construção coletiva e decisão. O evento se posiciona como um espaço para fortalecer nossa das organizações, reafirmar direitos e pensar, as diretrizes para o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no município. A conferência também foi palco da conferência magna realizada pelo diretor do Departamento de Proteção Social Especial do MDS (Ministério de Desenvolvimento Social), Regis Aparecido Andrade Spíndola.
Ao longo do segundo dia de evento, os grupos de trabalho puderam se organizar em cinco eixos de debate, com a possibilidade de propor novas iniciativas às três esferas de governo (Municipal, Estadual e Federal), bem como analisar o cumprimento das propostas da conferencia anterior identificando o progresso das políticas de assistência social no município desde então As propostas foram apresentadas ao plenário do evento e encaminhas para as próximas etapas da conferência.
"A nossa presença fez a diferença e garantiu mais um espaço voltado para assegurar os direitos de nossos jovens, já que é no exercício da participação que fortalecemos a política de assistência social, defendemos direitos e garantimos proteção para quem mais precisa", avaliou a assistente social do Cesam-ES, Romana Pestana Oliveira.
Encaminhando para as finalizações, após a apresentação e aprovação das propostas, aconteceu a eleição dos quatro seguimentos representativos (gestores, trabalhadores, entidades e usuários) com os delegados e suplentes para a XVI Conferência Municipal da Assistência Social, que acontecerá no mês de setembro. O Cesam-ES está entre os delegados eleitos, e estará presente na etapa estadual.