Aconteceu no mês de março, após a volta das aulas presenciais no CESAM/GO, no módulo de Integração, um encontro sobre a “Importância dos Vínculos Familiares” para os Aprendizes que estão sendo preparados para iniciar as suas atividades práticas nas empresas.

O encontro com o tema “A Importância dos Vínculos Familiares” foi realizado de forma presencial. Logo no início do Encontro, antes de entrarem nasala de aula, foram espalhados pelo corredor, alguns cartazes com frases sobrea importância da família para a vida de cada um. Assim que os aprendizes chegaram para a aula, foram caminhando pelo corredor e lendo esses cartazes, a cada frase que os Aprendizes faziam a leitura, era perceptível a emoção em seu rosto. Ao entrarem na sala, foi feito um momento de reflexão sobre como eles estavam em relação ao convívio com as suas famílias. Durante o encontro, foi abordado com os Aprendizes sobre o quanto é importante cultivar os vínculos com os seus familiares, pois sabemos que a família é uma base importante para o desenvolvimento integral do Aprendiz.

Durante o encontro, os Aprendizes fizeram uma volta ao tempo e relembraram de como foi a sua infância, resgatando momentos marcantes com as suas famílias, que despertam bons sentimentos e revelam a importância de priorizar a atenção, o cuidado e o tempo que eles têm juntos.

Segundo Nara Gabriela Bernardo, Aprendiz: “A aula foi extremamente importante porque todo jovem precisa se relacionar bem com a sua família e aprender a fazer isso sempre que for necessário. Isso fará a diferença no desenvolvimento profissional do Aprendiz na empresa”.

Segundo Leonardo Giodarni, Analista Socioeducativo do CESAM-GO: “A composição e o conceito de família tema travessado a cada dia grandes transformações e, independente destas transformações, a família tem papel primordial no desenvolvimento biológico, psicológico e social do indivíduo. No elemento Psicológico deste processo, na etapa da adolescência, a necessidade de integração social extrapola os questionamentos, valores e normas familiares, visto integração em Escola, grupos de amigos e demais atores sociais. O papel central da família neste processo oferecerá base inicial a esta etapa (Adolescência), a bagagem de regras e normas essenciais para o convício social e favorecerá de maneira fundamental a processo de cidadania do indivíduo. ”

Ao final do Encontro, cada Aprendiz fez uma carta de agradecimento e demonstração de carinho para entregar aos seus familiares.

Assim, o CESAM/GO segue na sua missão de oferecer um programa de aprendizagem com qualidade, dando condições favoráveis para os aprendizes desenvolverem uma boa inteligência emocional, fazendo um papel essencial na preparação psíquica e de relacionamentos, necessários na vida de todo profissional bem-sucedido da atualidade.

Texto: Ingride Moura Honorato Costa

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.