A Responsabilidade Socioambiental está ligada a ações tomadas por empresas, organizações e pessoas que buscam respeitar o meio ambiente com a finalidade principal de promover a sustentabilidade.

Desta forma, no último dia 17 de fevereiro de 2022, o Encontro para a turma de Integração carga horária 4h extrapolou os limites físicos dos Espaços do CESAM/GO.  As atividades voltaram-se à temática: Responsabilidade Sociambiental dentro da Organização Empresarial.

Iniciou-se com a Acolhida no pátio, sob a condução do Irmão Filipe Lopes. Para isso, os participantes foram orientados a se organizarem num grande círculo enquanto partilharam a respeito da vida de São Francisco de Assis – dada sua relação íntima com o Meio Ambiente.

Após a acolhida, houve o momento de convivência com dinâmica se lanche. A seguir, os Aprendizes foram conduzidos ao Bosque dos Buritis e, no trajeto, puderam observar o relacionamento homem – natureza,  refletindo se há respeito nessa relação.  

Já no Bosque, a Educadora Priscilla propôs uma atividade de execução individual o Ciclo PDCA com ulterior partilha em grupo.

Além das partilhas supracitadas, o grupo pode contar ainda com a colaboração da Educadora Liss Miranda, que compartilhou informações a cerca do temperamentos, sua simbologia representada por elementos da natureza e a relevância destas informações para relações interpessoais.

CESAM/GO: Responsabilidade Sociambiental dentro da Organização Empresarial.
Para o Aprendiz Felipe Kiadery Martins Silva do modulo Integração: “A visita ao Bosque dos Buritis foi muito interessante, pois abordamos assuntos importantes para a sociedade, visto que hoje há muitos problema sem nosso planeta como por exemplo, a poluição”.

 

“Observar nos jovens a seriedade e naturalidade em corresponder com as necessidades ambientais, nos mostrou que estando atentos à realidade, cada um se compromete com responsabilidade da casa comum - tema do qual - o Papa Francisco vem nos exortando a cuidar e proteger. A proposta teve como um dos direcionamentos, a observância dos temperamentos relacionados ao ambiente. A expressão e a própria fala diante das suas emoções de cada aprendiz, nos apresentou a percepção deque o meio ambiente não é somente preservar o local em que habitamos, mas nos conectar a realidade, aprender com cada elemento e cada símbolo presente, pois, através destes elementos percebemos a nossa autoconsciência e assim  transformamos o mundo e a sociedade em um lugar melhor de se viver.” – afirma Ir. Filipe Lopes, SDB.

 

Dom Bosco, dentre inúmeros ensinamentos, nos deixou: "Lembrai-vos de que a educação é questão decoração, do qual somente Deus pode dar-vos as chaves.". Diante disso, soa-nos necessária a perseverança em fazer o CESAM/GO uma casa que acolhe e anima os jovens e adolescentes no caminho de formação para serem bons cristãos e honestos cidadãos.

Texto: Liss Crisciny Miranda Barros

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.