O estopim da pandemia no nosso país em meados de  fevereiro de 2020, levou à  suspensão do atendimento presencial para a Aprendizagem. Durante este período, o CESAM/GO se reinventou de forma garantir a assistência aos jovens e adolescentes bem como às suas famílias e empresas parceiras com a implantação da Aprendizagem Remota, Aprendizagem por Correspondência (em atendimento aos aprendizes sem acesso à internet), Lives de Acolhida, dentre tantas outras iniciativas.

Sem dúvidas, todos os Encontros foram elaborados e realizados com muito zelo de forma minimizar os percalços trazidos por uma realidade de distanciamento social, de forma dar continuidade ao serviço  de Dom Bosco que tinha como desejo  “A prática de um sistema  todo apoiado sobre as palavras de São Paulo, que diz: A caridade é paciente, é benigna, tudo sofre, tudo espera e suporta qualquer incômodo”.

Felizmente, com o vencimento do prazo para o retorno presencial estabelecido pela Portaria 1.019 de 29 de dezembro de 2021 e decisão institucional, aconteceu no último dia 14 de fevereiro o retorno à Aprendizagem Presencial.

Então, mais uma vez o CESAM/GO, com muito zelo, preparou a casa para que os jovens fossem recebidos de forma segura e acolhedora. Dentre as estratégias adotadas: disposição de Álcool em toda unidade, identificação visual para distanciamento das cadeiras nos Espaços de Convivência, adesivos de conscientização para higienização das mãos e uso de máscaras, disposição de termômetro para aferição de temperatura corporal, limpezas periódicas de maçanetas, higienização dos espaços de convivência entre os atendimentos.

Certamente, há muita felicidade em contemplar “nossa casa” – CESAM/GO repleta da alegria juvenil.

Para a Educadora Social Priscilla Leonelina Rodrigues: “A volta do encontro presencial foi muito esperada. A pandemia confirmou o valor do convívio social e a importância de pertencer à uma família. Esse retorno é essencial para que possamos continuar cultivando o solo fértil que é Assistência Presença. O encontro pessoal com os aprendizes, permite trocas e compartilhamentos de experiências: primordiais para o desenvolvimento individual e social dos mesmos.”
 “O retorno após a pandemia foi difícil, porém necessário. As relações mudaram assim como  forma de se comunicar também, e até mesmo as mais simples atividades que antes eram rotineiras se tornaram estranhas para os que retornaram após dois anos de isolamento. Entretanto, dentro do CESAM há muito acolhimento e carinho com os aprendizes. Portanto, retornar para este ambiente não foi difícil, pois, aqui há muita responsabilidade e respeito.” – afirma Nara Gabriela – Jovem Aprendiz do Módulo Integração.

Inspirados por Dom Bosco que dentre tantos ensinamentos, afirmou: “A juventude é a porção mais delicada e preciosa da sociedade humana”, o CESAM/GO continua a caminhar e agora, muito feliz com o retorno ao atendimento presencial. Que o Senhor continue abençoando a missão!

Texto: Liss Barros

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.