Aconteceu no mês de março, no Centro Salesiano do Aprendiz - CESAM/GO, uma semana de reflexão sobre a sustentabilidade e coleta seletiva de resíduos sólidos com os adolescentes, jovens e colaboradores da Presença Salesiana. 

Sustentabilidade é a forma de utilizar os bens naturais, providenciando soluções para si mesmo e para os outros, sem agredir o meio ambiente natural e garantindo a utilização do mesmo nas próximas gerações.

A Semana Complementar foi realizada de forma remota e presencialmente e propôs atividades de identificação das cores dos coletores e lixeiras das coletas seletivas e um teste que calcula a sua “Pegada Ecológica”, ou seja, a área de terra necessária para atender as suas necessidades. Isso é feito por meio de uma estimativa da quantidade de recursos necessária para produzir os bens e serviços que você consome e aquilo que é utilizado para absorver os resíduos produzidos. Os Aprendizes compartilham as experiências cotidianas e as suas percepções sobre coleta seletiva e reciclagem, promovendo assim a consciência ambiental destas práticas como pilares do consumo sustentável.  

Segundo o educador Robert Trajano – Módulo Específico – “incentivar o consumo consciente vai salvar o planeta para as próximas gerações e se todos tivermos essa mesma atitude, podemos melhorar a nossa qualidade de vida (ar, água, umidade, clima).”

Para a aprendiz Amabyle Cândida Rego – “O Encontro ensinou sobre economias em casa e locais de eventos e também sobre as diferenças dos lixos que utilizamos no nosso dia a dia e que podemos reciclar, reutilizar ou rejeitar.”

Banco de Imagens: Pixabay

Texto: Educadora Aryele Motta da Cruz

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.