No início do mês de Março/2022, foi realizado no Centro Salesiano do Adolescente Trabalhador - CESAM, na cidade de Goiânia, o Módulo Específico o tema Modelo Japonês de Administração, também conhecido como Toyotismo. O Toyotismo foi o modelo capaz de recuperar a economia do Japão que estava destruída após a segunda guerra mundial. Seu principal objetivo é eliminar o desperdício durante um processo produtivo, evitando assim o acúmulo de mercadorias em estoque e recuperar a confiança dos consumidores com base na flexibilidade dos produtos/serviços.

Foram trabalhados um texto, onde são citadas as principais ideias do Toyotismo utilizadas hoje em dia para eliminar desperdícios, e um Vídeo do Canal Brasil Escola, onde são mencionadas as melhores formas dessa metodologia para serem aplicadas nas empresas de hoje.

Segundo o Erik Bueno Ramos, Aprendiz: “O toyotismo tanto pode como é muito eficaz em qualquer empresa que é empregado, como por exemplo a área de estoque que fará a produção ser mais enxuta e economizar recursos. ”
Segundo Aryele Mota, Educadora do Módulo Específico: “A Importância do Toyotismo para os aprendizes é que eles conheçam este sistema de fabricação que incorporou diversas inovações nos processos produtivos e assim comecem a entender como funciona as relações de trabalho em diversas companhias, onde os profissionais precisam ter autonomia, conhecimento e domínio para desempenhar sua função. ”

Esse modelo de gestão ensina a empregar maior flexibilidade em todas as áreas ou departamentos da empresa, e isso traz um atendimento personalizado, um produto mais adequado e um serviço mais exclusivo. Lembrando que, um dos focos dessa metodologia está na alta qualidade de tudo que é usado para que não haja desperdícios no futuro.  


Essa foto marca a volta da produção da Toyota logo após a segunda guerra mundial. Foi a partir daí que surgiu o nome dessa metodologia, o Toyotismo.

Fonte: Educador Robert Trajano de Sousa Araújo.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.