Entre os dias 26 e 29 de janeiro, o Centro Salesiano do Aprendiz (CESAM) de Goiânia promoveu a Semana de Dom Bosco, em preparação à celebração do nascimento para o céu de São João Bosco, lembrado em 31 de janeiro. A programação especial convidou os aprendizes a conhecerem mais profundamente a história, os ensinamentos e o legado do santo que é referência mundial na educação da juventude. A proposta foi ajudar os jovens a perceberem que a missão de Dom Bosco continua inspirando inúmeras gerações, especialmente na formação de crianças, adolescentes e jovens.
Mais conhecido como Dom Bosco, Giovanni Melchior Bosco nasceu em 1815, nas colinas de Becchi, próximo a Turim, na Itália. Ele foi padre, educador e fundador da Sociedade São Francisco de Sales (Congregação Salesiana), com a missão educativo-pastoral de “formar bons cristãos e honestos cidadãos”. A congregação salesiana foi oficialmente fundada em 18 de dezembro de 1859, mas seu trabalho já existia na prática desde 1841, junto a meninos em situação de vulnerabilidade. Dom Bosco faleceu em 31 de janeiro de 1888, aos 72 anos, foi canonizado em 1934 pelo Papa Pio XI e proclamado “pai e mestre da juventude” por São João Paulo II, em 1988.
Segundo o coordenador de pastoral do CESAM Goiânia, Robert Trajano, recordar o legado de Dom Bosco reforça o compromisso de oferecer aos aprendizes não apenas qualificação profissional, mas também acompanhamento integral. “As acolhidas, formações, metodologias e o Sistema Preventivo de modo geral contribuem para que os jovens se tornem protagonistas de suas próprias histórias. Nossos educadores estão sempre em formação continuada, repassando conhecimento para todos os jovens da instituição. Isso nos mostra que o CESAM Goiânia ajuda a manter o sonho do nosso fundador vivo.”
Durante a Semana de Dom Bosco, os aprendizes da instituição refletiram sobre os ensinamentos do santo e suas aplicações na vida cotidiana. O momento aconteceu junto à leitura e ao comentário do Evangelho do dia, que é realizado no início dos encontros do Programa de Socioaprendizagem. Nos espaços de convivência, os jovens também conheceram melhor sobre a trajetória, as obras e o legado do fundador dos Salesianos. De forma leve e descontraída, a programação contou ainda com uma surpresa especial: o “próprio” Dom Bosco marcou presença nas atividades, interagindo com os aprendizes e conduzindo uma gincana temática.
De acordo com o coordenador, unir espiritualidade e linguagem juvenil foi uma escolha intencional da equipe, para que os conteúdos sobre Dom Bosco fossem assimilados de maneira significativa e próxima da realidade dos aprendizes. “Adaptar a evangelização à linguagem da juventude significa mostrar que Jesus está mais próximo do que imaginamos. Falar com o jovem, e não apenas para o jovem, desperta protagonismo e curiosidade. Uma linguagem acessível, como é o caso da gincana, convida ao diálogo, à pergunta, à experiência pessoal com Jesus.”
Para os aprendizes, o momento foi de descontração, acolhimento e reflexão sobre a vida do santo. O aprendiz Dheivid Cunha afirma que a experiência no CESAM Goiânia tem contribuído tanto para sua formação profissional quanto para seu crescimento pessoal, especialmente ao reconhecerem São João Bosco um exemplo a ser seguido. “A vida de Dom Bosco nos mostra que essa santidade pode ser alcançada. Não é fácil, mas é possível. Me chamou muito a atenção os materiais disponibilizados e o carisma dos educadores, que nos cativam de maneira muito acolhedora. A atividade foi muito bem planejada. Sou muito grato ao CESAM Goiânia.”
A aprendiz Gabrielly Reis avalia a Semana de Dom Bosco como um momento de aprendizado vivido de forma leve, envolvente e próxima da realidade dos jovens. Ela destaca também que os ensinamentos de Dom Bosco se conectam com suas próprias vivências e reforçam valores que deseja cultivar. “Ele foi uma pessoa muito simpática, acolhedora, cheia de esperança, e isso é algo que eu quero levar para a minha carreira profissional e para a minha vida. A história dele vale muito a pena ser estudada, não só espiritualmente, mas também como exemplo de atitude.”
Organizada pela comissão de pastoral do CESAM Goiânia, a dinâmica foi realizada nos intervalos das formações e premiou os participantes que demonstraram conhecimento sobre a vida e a missão do santo. O quiz foi inspirado no formato do programa “Show do Milhão” e trouxe perguntas sobre datas marcantes da vida de Dom Bosco, seus sonhos proféticos, inspirações e o Sistema Preventivo. A dinâmica também destacou personagens importantes da história salesiana, como Mamãe Margarida, mãe de Dom Bosco e sua primeira grande colaboradora, e Bartolomeu Garelli, jovem acolhido pelo santo e símbolo do início da obra salesiana no mundo.
A iniciativa uniu aprendizado, espiritualidade e descontração, reforçando entre os jovens a identidade salesiana e o compromisso com uma formação que integra valores, fé e preparação para a vida profissional. Robert destaca ainda que momentos como esse fortalecem o sentimento de pertencimento dos aprendizes ao CESAM e os ajudam a reconhecer que fazem parte de uma história maior, que acredita no potencial de cada um. “O legado de Dom Bosco nos ensina que ninguém cresce sozinho. Aqui, educadores e aprendizes formam uma família que acompanha, orienta e apoia. Então, mais que aprender uma profissão, no nosso Programa de Socioaprendizagem, os jovens aprendem sobre valores, espiritualidade e honestidade.”


