CESAM Goiânia: Eleito para Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – Goiás

Entre os dias 30 e 31 de março, o Centro Salesiano do Aprendiz participou da Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Goiânia, evento este promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). A presente Conferência, de acordo com sua Programação, teve como objetivo: convocar crianças, adolescentes, entidades, instituições, fóruns, redes, comitês, movimentos sociais, conselhos setoriais/profissionais, conselhos tutelares, órgãos do sistema de justiça, programas e serviços públicos e/ou privados, dentre outros, para dialogarem sobre políticas públicas voltadas à infância e adolescência no Município de Goiânia, Estado e no Brasil. Entre outros, visa a construção/elaboração de propostas voltadas para a afirmação do princípio da proteção integral a crianças e adolescentes nas políticas públicas, fortalecendo as estratégias/ações de enfrentamento e reparação dos danos causados pela pandemia da Covid-19, para que possamos avançar na garantia e implementação do tema e dos objetivos propostos pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA).

Para os dois dias da 12ª Conferência, o tema central - Situação dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes em tempos de Pandemia da Covid-19: Violações e Vulnerabilidades, Ações Necessárias Para Reparação e Garantia De Políticas De Proteção Integral, Com Respeito À Diversidade. Para esta atividade, estiveram participando os Aprendizes: Júlia Vitória, Kayos Kaleb, Luiz Eduardo e Thállyta Gomes, representaram os 1.031 aprendizes atendidos pela Instituição, juntamente com as Assistentes Sociais: Lígia Apinagé e Rosana Santos.

De acordo com o regimento interno da Conferência, foram eleitos (as) para delegados (as) para a Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Goiás, todos (as) Aprendizes, juntamente com mais seis delegados que estarão representando o CMDCA Goiânia, sendo uma das eleitas a Assistente Social: Rosana Santos.

Depoimentos dos(as) Aprendizes:

“Foi um prazer imenso estar lá representando o CESAM e todos os jovens que precisam de seus direitos e muita vezes são privados disso, lá coloquei em prática muitas coisas que aprendi na aula do professor Wallison e pude ter a experiência de ser ouvida e saber sobre meus direitos, sob acompanhamento das assistentes sociais elas nos ouviram e fizeram o melhor para que essa experiência se tornasse melhor ainda, o Cesam forneceu o transporte e também dois dias de  almoço delicioso. Foi gratificante viver tudo isso, a experiência de saber sobre os nossos direitos e ser escutados sem preconceitos e sem classificação de idade foi ótimo! Obrigada aos educadores e obrigada Cesam por nós fornecerem essa experiência nova.” (Thállyta Rodrigues)

“Boa tarde, meu nome é Júlia, sou aprendiz do CESAM. A princípio veio o convite para a conferência, o que me deixou encantada, para nós jovens, saber mais sobre nossos direitos e deveres tem sido muito importante. A experiência foi incrível, do início ao fim, ver adultos lutando por causas de crianças e adolescentes foi algo realmente significativo, cada palestra, apresentação dos eixos, cada representante presente, cada fala, tudo muito encantador. Ter o local de fala nessa conferência foi importante, não só para nós jovens do Cesam, mas sim, para os jovens de Goiânia! Fiquei muito feliz por ser escolhida para ser delegada, tenho certeza que mais ideias surgiram, e que os direitos serão aderidos, e os deveres exercidos!” (Júlia Vitória)

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.