Entre os dias 31 de outubro e 02 de novembro, o Centro Salesiano do Aprendiz (CESAM) de Goiânia promoveu o 1º Encontro Pastoral de Jovens Salesianos, um momento de intensa vivência espiritual, reflexão e integração entre os participantes. Inspirado no Quadro Referencial da Pastoral Juvenil Salesiana e nos Evangelhos Bíblicos, a experiência reforçou a importância de vivenciara presença de Deus no cotidiano, valorizar a espiritualidade e transmitir esperança, amor e fraternidade a todos. O encontro foi realizado na cidade de Silvânia, reunindo 45 aprendizes e 14 educadores do Programa de Socioaprendizagem da instituição em momentos de oração, estudos bíblicos e animação.
Antes do encontro, o CESAM Goiânia realizou um breve rito de envio missionário, marcado pela apresentação dos educadores participantes. Durante o momento, foi entregue a tradicional cruz missionária, representando o compromisso com o Evangelho e a disposição de servir aos jovens com fé e dedicação. Os educadores também expressaram seu compromisso de maneira pessoal, proclamando a expressão “Eis-me aqui, Senhor!”, reafirmando sua entrega para a missão. Além de fortalecer o sentido de serviço, a cerimônia buscou inspirar e encorajar tanto os missionários quanto os demais educadores a viver a vocação de servir a juventude.
Na noite de sexta-feira, o diretor geral da Presença Salesiana de Silvânia, Pe. Fabiano Ribeiro, recebeu os jovens e educadores pessoalmente no Ginásio Anchieta. Ele afirma que o encontro contribui de forma concreta para manter viva a missão de Dom Bosco, fortalecer laços entre gerações e revigorar o carisma salesiano. “Para nós, esses momentos são sempre de muita alegria e uma expressão viva da salesianidade. É gratificante saber que a nossa casa pode acolher jovens de nossas obras e ser um espaço de convivência, fé e alegria compartilhada. Para toda a nossa comunidade religiosa de Silvânia, é sempre uma grande satisfação abrir as portas para a nossa juventude, assim como fazia Dom Bosco. É uma alegria imensa recebê-los aqui e espero que voltem sempre.”
O evento proporcionou experiências de fé e aprendizado que uniram corpo, mente e espírito, reforçando a missão de formar “bons cristãos e honestos cidadãos”, princípio primordial das casas salesianas. Durante o evento, os participantes puderam refletir sobre valores trabalhados na qualificação socioprofissional do CESAM Goiânia, como a fraternidade, a ajuda ao próximo e o agradecimento. Além das vivências coletivas, os momentos de interioridade convidaram os participantes a olhar para si mesmos e reconhecer a presença de Deus em suas próprias histórias. O encontro pastoral não apenas promoveu momentos de oração e reflexão, mas também incentivou os jovens a serem missionários da esperança, levando os valores salesianos para além da instituição.
Entre os aprendizes, a emoção e o sentimento de pertencimento foram marcantes. Muitos destacaram a oportunidade de viver, de forma mais intensa, o carisma salesiano em comunidade. “Foi uma experiência incrível. Tive momentos maravilhosos com os aprendizes e também com os educadores. Consegui me aproximar de cada um e conhecer um pouco mais sobre eles fora do contexto do CESAM Goiânia. Fui muito bem acolhida. Todos foram extremamente educados, atenciosos e receptivos. Vivemos encontros profundos com Deus, além da excelente estrutura e da comida deliciosa. É um lugar onde realmente nos sentimos em casa, amados e acolhidos”, afirma a aprendiz Lara Sales.
O 1º Encontro Pastoral de Jovens Salesianos reflete a missão evangelizadora do CESAM Goiânia e reforça o trabalho pastoral desenvolvido de modo integrado ao Programa de Socioaprendizagem da instituição. “Durante as formações pastorais mensais fomos percebendo o envolvimento dos aprendizes e decidimos, com a Comissão de Pastoral do CESAM Goiânia, fazer esse primeiro encontro. Acredito que o evento foi crucial para marcarmos esse período de fim de ano com os aprendizados que os jovens têm dentro da qualificação socioprofissional”, afirma o coordenador pastoral da Presença Salesiana de Goiânia, Robert Trajano.
Acolhendo também aprendizes e educadores que não são católicos, o evento enfatizou o fortalecimento de vínculos, a espiritualidade cristã e a aproximação de Deus no dia a dia. O coordenador afirma que a programação do 1º Encontro Pastoral de Jovens Salesianos foi planejada para apresentar o amor de Jesus Cristo aos jovens de forma lúdica e prática. “Os três dias de encontro proporcionam reflexões que ajudaram os participantes a compreender melhor os valores salesianos e a vivência da fé. Cada atividade teve como foco alcançar o próximo, mostrando que a fé se manifesta através de atitudes concretas de cuidado, atenção e alegria compartilhada.”
Entre os relatos mais emocionantes, a aprendiz Samara Miranda destacou como o encontro transformou sua relação com a fé e aprofundou sua conexão pessoal com Deus. “Esse encontro superou completamente as minhas expectativas. Eu me surpreendi muito com tudo o que vivemos e acredito que Deus me levou com um propósito muito especial, que só compreendi de verdade depois. Aprendemos não apenas sobre a comunhão, mas também sobre o perdão, a união e o valor de caminhar juntos. Percebemos que nada é mais importante do que o amor de Cristo. Este momento não foi apenas de lazer ou diversão, mas de transformação interior. Saímos com o coração renovado e com a missão de falar sobre Cristo e viver o Seu amor todos os dias.”
Os participantes do 1º Encontro Pastoral de Jovens Salesianos do CESAM Goiânia retornaram de Silvânia com um sentimento de gratidão, aprendizado e compromisso com a missão de ser sinal de Deus no mundo. Para Robert, o evento marcou um momento especial de integração e espiritualidade, em que todos puderam renovar sua caminhada de fé de forma individual e também coletiva. “Mais do que um simples encontro, este foi um momento de crescimento espiritual e de amadurecimento pessoal. Tivemos a oportunidade de refletir sobre o que significa ser presença de Deus na vida dos outros e compreender que o verdadeiro espírito salesiano está em servir com amor, simplicidade e esperança.”


