Na última segunda-feira, dia 15 de maio, o CESAM Minas (CESAM-MG), completou 50 anos de fundação com a presença de aprendizes, empresas parceiras e instituições do governo municipal, estadual e federal.  

Para comemorar o jubileu do CESAM, foi organizada no período da manhã um momento de acolhida com café da manhã, homenagens e uma missa presidida pelo Inspetor Padre Natale Vitali, SDB e concelebrada pelo Diretor Geral Padre José Ricardo Mole, SDB e o Diretor de Pastoral Padre Ádano Islei Pinheiro, SDB.  

Padre José Ricardo Mole, fez uma síntese sobre o programa de aprendizado Salesiano indenizado por Dom Bosco, e concretizado no primeiro contrato de trabalho da idade moderna em fevereiro de 1852.  Lembrou ainda que, do tempo de Dom Bosco até hoje muita coisa mudou, mas, uma certeza continua a mesma: “há uma corda sensível dentro de cada criança, de cada adolescente, de cada jovem”. Essa corda é capaz de vibrar e de fazer o mundo vibrar. Porém, é através da ação educativa, da presença amistosa e atenta do educador e da formação integral que acontece este movimento interior do coração que enche o mundo de vida e de esperança. Só o “amor educativo é capaz de transformar a pessoa inteira para que ela possa transformar o mundo.”

Estiveram presentes nesse momento de confraternização pessoas que participaram do Programa de aprendizagem, assim como, aprendizes vinculados atualmente ao CESAM. Esse evento também foi prestigiado pelas empresas parceiras e autoridades do Estados de Minas Gerais que tem atuação nos projetos e ações para proteção de jovens e erradicação do Trabalho Infantil.  

Elvira Mirian Veloso de Mello Cosendey, coordenadora do Fórum de Erradicação e Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente em Minas Gerais (Fectipa/MG), lembrou durante a sua fala do início das ações e projetos na região metropolitana de Belo Horizonte desenvolvidas em conjunto com o Irmão Mesquita SDB, em prol dos direitos das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.  

No período da parte da tarde, a programação foi mais recreativa, com boa tarde especial para os aprendizes e uma tarde no pátio, com dinâmicas, músicas e bolo para comemorar os 50 anos do CESAM-MG.

Para recordar um pouco dessa história foi organizada uma exposição “CESAM MINAS: juventudes e protagonismo” que ficará ao longo deste ano aberta à visitação do público no bairro Gameleira ao lado do Colégio Salesiano.  

Para visitar a exposição  “CESAM MINAS: juventudes e protagonismo” informações pelo (31) 3506-7944

Essa notícia foi elaborada com a colaboração da Camila C. de Paula.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.