A primeira semana de reconciliação do CESAM, que ocorreu de 11 a 15 de março de 2024, foi marcada por momentos de escuta e acolhida tanto para os aprendizes quanto para os educadores. Inspirados pelo carisma salesiano e pelo exemplo de Dom Bosco, o CESAM buscou proporcionar apoio em questões pessoais e profissionais, seguindo a premissa de atenção e cuidado para com os jovens. Como dizia Dom Bosco: "É mais importante ser amado do que temido."

Durante os momentos de "Bom dia" e "Boa tarde", os aprendizes vivenciaram momentos de espiritualidade, onde uma história enfatizou a importância do perdão e da reconciliação. A celebração também incluiu a dinâmica da purificação das mãos, com essência de lavanda, simbolizando que somos o bom perfume de Cristo.

Os intervalos foram oportunidades para os aprendizes compartilharem seus desabafos com os educadores, receberem direção espiritual e confissões com o Pe. José Ricardo - Diretor Geral e de Pastoral.

Os depoimentos dos aprendizes refletem a importância desses momentos de conexão espiritual e acolhimento:

Ithalo Tomaz expressou: "Foi uma experiência gratificante, onde pude reconhecer a minha fragilidade humana. Se confessar me trouxe a oportunidade de estar se reconciliando com Deus e assim me aproximando ainda mais de Cristo Jesus."

Kemelly Tauany Dias Nicolau compartilhou: "Foi um momento muito especial, um momento para nos conectarmos com Deus, eu gostei bastante!"

Fernanda Costa e Silva também comentou: "Foi muito legal, eu me senti acolhida por vocês, porque às vezes acontece de o dia antes de estar no CESAM não ter sido muito legal e tals, aí esse momento de paz ajuda muito."

A primeira semana de reconciliação do CESAM deixou uma marca significativa nos corações dos aprendizes, proporcionando um ambiente de apoio, escuta e amor, em linha com os princípios salesianos de cuidado e acolhimento aos jovens.

Essa notícia foi escrita com a colaboração do Assistente de Pastoral João Victor Amaral

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.