No último sábado (27/09), o Colégio Salesiano Goiânia promoveu sua XIX Feira Interdisciplinar de Arte e Cultura Salesiana (FIACS), evento que expõe os trabalhos, projetos e aprendizados dos estudantes desde a Educação Infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental. Reunindo toda a comunidade escolar para prestigiar o desenvolvimento dos alunos, a feira integra as diferentes áreas do conhecimento e é um dos momentos mais significativos do calendário letivo. Com uma proposta dinâmica e participativa, a FIACS transforma o colégio em um verdadeiro espaço de descoberta, partilha e celebração da aprendizagem.
De acordo com a diretora pedagógica da instituição, Evelyn Rocha, o objetivo da FIACS é valorizar e dar visibilidade aos processos de aprendizagem dos estudantes. Para ela, o evento proporciona um espaço em que a comunidade escolar pode vivenciar de forma concreta o protagonismo dos alunos, reconhecendo o esforço, a criatividade e a dedicação de cada um. “É uma celebração do conhecimento, da arte e da cultura em um ambiente de partilha e convivência fraterna. Além disso, a feira contribui significativamente para o desenvolvimento integral dos estudantes, pois é mais uma forma de incentivar os alunos a pesquisar, experimentar, refletir e se expressar.”
Além da apresentação de trabalhos desenvolvidos ao longo do ano letivo, a FIACS também contribui em outros aspectos da formação integral dos estudantes. Segundo a diretora pedagógica, o evento fortalece habilidades como autonomia, comunicação, colaboração e pensamento crítico. “A feira é a exposição de aprendizados que acontecem ao longo de todo o ano, seja sobre os conteúdos das aulas ou do próprio amadurecimento cognitivo, físico e social do estudante. Além disso, o evento estreita os laços entre escola e família, pois permite que os familiares acompanhem de perto o processo de aprendizagem dos filhos. Ao verem as conquistas e descobertas sendo apresentadas com entusiasmo, os pais se tornam ainda mais parceiros nesse processo educativo, o que é fundamental para o crescimento dos alunos.”
Reforçando os vínculos afetivos e educativos, a FIACS representa um momento especial também para as famílias, que acompanham de perto o crescimento e a dedicação dos filhos ao longo do ano. Para muitos pais e responsáveis, a feira já faz parte da trajetória escolar dos estudantes, como é o caso da Adriana Oliveira. Ela é mãe da Ana Luísa Oliveira (9º ano) e ressalta que é gratificante observar a evolução da filha e o envolvimento com os temas abordados no projeto. “É a nossa nona FIACS. É uma feira importante porque é uma das oportunidades que os estudantes têm de apresentar para as famílias todo um resumo do aprendizado que eles tiveram durante o ano. É um evento muito importante.”
A participação ativa dos alunos é um dos grandes destaques do evento. Ao apresentarem seus projetos, eles não apenas compartilham o que aprenderam, mas também vivenciam novas trocas e descobertas. “A FIACS foi ótima, porque além de mostrarmos o que aprendemos, também temos a oportunidade de ter mais conhecimentos nela. É muito legal também quando as pessoas que passam e fazem perguntas ou deixam curiosidades, porque também aprendemos outras coisas. Teve muitos experimentos, maquetes e coisas legais. Foi a melhor edição de todas”, afirma o estudante João Pedro Madureira (4º ano).
Já a aluna Isabela Sofia (7º ano) destaca a experiência de produzir seu projeto para apresentar na feira, junto com seus colegas de turma. Para ela, a preparação envolveu aprendizado, trabalho em equipe e muita criatividade. “A FIACS é sempre cheia de atividades interessantes para todos. Tem muita coisa boa para ver e aprender. Foi muito legal participar da produção dos elementos do nosso projeto sobre a cultura indígena. Trouxemos a onça como nossa mascote e também fizemos pinturas para representar a cultura indígena. Foi muito bom para a gente entender um pouco mais desse universo. As pinturas corporais, as danças, as músicas, tudo é muito incrível. Tudo ficou lindo e muito bem feito.”
Evelyn reforça o papel da FIACS na vivência prática do carisma salesiano ao promover a escuta, a acolhida, a criatividade e a expressão dos talentos individuais e coletivos. Para ela, o evento reflete o posicionamento da instituição em garantir um ambiente educativo onde o aluno se sente valorizado, respeitado e amado. “Nossa proposta pedagógica tem como base a formação integral, o protagonismo juvenil e a construção do conhecimento por meio da experiência. A feira é mais uma das iniciativas do Salesiano Goiânia que refletem nosso compromisso com uma educação que humaniza, evangeliza e transforma.”
No evento, os estudantes são chamados a assumir responsabilidades, a trabalhar em equipe e a apresentar suas ideias com confiança. Segundo a diretora pedagógica, ao promover uma feira que une arte, ciência e cultura com a identidade salesiana, o colégio reforça que educar é muito mais do que transmitir conteúdos. “É formar pessoas capazes de atuar no mundo com empatia, compromisso e consciência social, e a FIACS é justamente sobre isso. É mostrar que formamos jovens preparados para o futuro, sem perder de vista os valores que fundamentam uma vida com sentido, propósito e esperança.”
FOTOS DA ATIVIDADE (disponíveis até 29/10)