Entre os dias 19 de fevereiro e 11 de março de 2023, cinco colaboradores da Inspetoria São João Bosco estão participando do curso sobre Salesianidade no Centro Salesiano de Formação Permanente da América (CSFPA) na cidade de Quito, no Equador. 

Leandro Malaquias, Luiz Tofolo, Padre Manolo Perez,  Cristiane dos Santos Gomes, Tatiana Augusto Furtado Gomes e  Simone Araújo Moreira.

Convidamos esses colaboradores para partilhar um pouco das experiências que tem vivenciado durante o curso em Quito.

"Dizem que antes de um rio entrar no mar, ele sente medo. Ele vê na sua frente um oceano vazio, tão vasto que entrar nele significa desaparecer para sempre. Somente ao entrar no oceano o medo acaba, pois o rio tornar-se-á o oceano... Esse foi o meu sentimento, momentos antes da imersão no Centro Salesiano de Formação Permanente da América (CSFPA), em Quito, no Equador. Após uma semana de curso, estamos vivendo uma experiência única. Uma verdadeira imersão no Carisma Salesiano, Vida Oratoriana. São experiências que marcam profundamente nossas vidas e que nos fazem repensar nossas ações, enquanto Presença e dentro dos nossos ambientes de missão, em relação com nossos estudantes e colaboradores."(Luiz Tofolo - Diretor Executivo do Colégio Salesiano de Belo Horizonte-MG)
"A oportunidade de participar do Curso de Iniciação à Salesianidade no Centro Salesiano de Formação Permanente, em Quito, é extremamente gratificante! Trata-se de uma experiência transcendente, com estudos aprofundados e vivências do carisma que fortalecem o compromisso e jeito de ser Salesiano, em cada um de nós. A rotina promove a convivência fraterna entre os participantes, o contato com pesquisadores/formadores de alta qualidade, o exercício de análises na perspectiva do método histórico crítico experiencial, momentos de visitas e de espiritualidade, além da apresentação e disponibilização de valiosas fontes de leituras biográficas, históricas e informativas, entre outras. Aqui, é como estar em Casa, em uma Paróquia, em uma Escola, e no pátio, me encontrando com amigos e histórias de vida. Dá para sentir a mão de Dom Bosco segurando na nossa, animando a caminhada que temos pela frente."  (Simone Araújo Moreira, Direção Executiva do Colégio Salesiano Santa Rosa- Niterói -RJ)
"O curso de Salesianidade tem sido experiência de aprofundamento do Carisma e a da Espiritualidade Salesiana, com uma riqueza de detalhes que permite entender toda a origem da Missão de Dom Bosco de acordo as influências do contexto histórico de sua época, influências de Mamãe Margarida diante toda a sua formação, e sua intenção pastoral frente aos destinatários. Estamos fazendo trocas de experiências com os  colegas de outros países, me chamou muita atenção a experiência de alguns lugares com o cursos profissionalizantes, e a necessidade de formação profissional da juventude e a busca pelo primeiro emprego. Os momentos de oração comunitária e  da Letcion Salesiana tem sido uma outra experiência que nos permite entrar em sintonia com o nosso papel de “  pastores dos jovens”. (Tatiana Augusto Furtado Gomes Gerente Socioeducativa Pastoral - CESAM-DF)


O curso de Salesianidade - módulo 1- tem sido uma experiência incrível e de ressignificação de vida, de fé e de conhecimentos. Em primeiro lugar, destaco a organização dos formadores, que planejaram cada detalhe relacionado à acolhida, desenvolvimento de aulas muito consistentes, trabalhos em grupo com grande troca de experiências, passeios, momentos de confraternização, entre outros.  Destaco também a diversidade cultural, visto que estamos convivendo com pessoas de vários países da América Latina. A riqueza de costumes e pensamentos tem contribuído muito para minha formação pessoal e profissional. Não poderia deixar de falar do grande significado que é conhecer de forma profunda a vida de Dom Bosco e seu legado para a família salesiana e para o restante do mundo. Como gestor de uma casa salesiana, sinto-me profundamente honrado de ter tido a oportunidade de participar desse momento e saber como isso vai ser importante para minha prática profissional, e como vou poder contribuir para a formação de mais colaboradores que compartilham comigo essa missão.  (Leandro Malaquias Da Silva Diretor Executivo do Instituto São José - Resende-RJ)


A formação está sendo uma experiência muito significativa. Além do aprofundamento no contexto histórico , da identidade carismática de Dom Bosco, temos a  oportunidade de conhecer e conviver com outros colegas de  países  com realidades diferentes, mas caminhando na mesma sintonia.  É extremamente enriquecedor.  São dias intensos,  que confirmam cada vez mais que os ensinamentos de Dom Bosco, seu estilo educativo e sua espiritualidade, não se restringem a uma época, é atemporal. A cada dia no curso confirmo o quanto Dom Bosco foi e continua sendo exemplo e referência para todos nós educadores.  O ambiente em que a formação acontece é extremamente acolhedor.  Sinto-me abraçada pela casa e pela equipe que prepara tudo com muito carinho. Tenho sentido a experiência viva do Oratório com os colegas de formação que, unidos para realização das tarefas, na busca por conhecimento ou nos momentos de descanso e descontração, reforçam o sentido dessa nossa missão. (Cristiane dos Santos Gomes - Diretora Administrativa Financeiro - Colégio Salesiano Alberto Monteiro de Carvalho - Comunidade de Jacarezinho -RJ)


Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.