Nos dias 04 e 05 de maio, os estudantes do Colégio Salesiano Jardim Camburi realizou o evento “IV Conversas Plurais”, uma atividade voltada para debater temas da atualidade e relacionados à cidadania entre os estudantes da 2ª e da 3ª série do Ensino Médio. Os estudantes da 1ª série do Ensino Médio optantes do itinerário de Linguagens e Ciências Humanas também contribuíram para o evento com a cobertura e organização do Jornal Virtual Conversas Plurais.

O evento é proposto pela Área de Ciências Humanas do Colégio e organiza momentos de conversa com convidados especialistas para debater assuntos voltados à organização da sociedade e em evidência atualmente. Nesta edição, as rodas de conversa tiveram foco em inteligência artificial, direitos humanos, segurança alimentar e diversidade.

Na abertura do evento, aconteceu também o idealizador do evento, Josimar Grippa, professor do Colégio Salesiano Jardim Camburi falecido em 2022. A abertura contou também com duas palestras. A primeira com a internacionalista Sarah Rabello, atualmente moradora de Connecticut, nos Estados Unidos, que falou sobre a experiência que viveu de estagiar na ONU. A segunda palestra foi com o psicólogo Renan Felz, que falou sobre as origens da violência.

“Esse projeto é ancorado nas competências e habilidades da BNCC, nos ensinamentos de Dom Bosco e nos pilares salesianos. Essa é uma iniciativa movida pelo protagonismo dos estudantes em busca de soluções sustentáveis e humanizadas para problemas que afligem a sociedade brasileira e mundial”, destacou o professor Lucas Campos, coordenador do projeto.

Confira como foi a programação do evento:

Abertura:

- Como ser um Agente contra a Violência (com Sarah Rabello);

- Violências (com Renan Louzada Felz).

1ª Rodada de Conversas (04/05)

- O Futuro é Agora: Um Diálogo sobre Inteligência Artificial (com Fabrício Vargas Matos, Luciano Fonseca Pinto, Leonardo Pereira Gama e Lucas Daniel Barboza);

- Sistema Carcerário em questão: Desafios e Perspectivas (Andrei Grijó Chagas Neto; Carolie Firmino Frassi; Fernando Colombi; Ariane Valadares; Kamila Vieira de Moura);

- Pra ser sincero [não] Espero de Você: A Urgência de Valores Éticos no Brasil Contemporâneo (Ricardo Augusto Falcão; André Prock Ferreira; Miguel Vinicius Teixeira da Silva).

2ª Rodada de Conversas (05/05)

- Letramento Racial para um Educação Antirracista (Aila Ferreira Felício, Patrique José dos Santos, Marcone Daniel);

- Os Desafios da Neurodiversidade na Educação Brasileira (Danyella Batista Richard, Monique Nogueira, Ludante Suderlan Binda, Pedro Machado Ribeiro Neto, Luciana Matos);

- Segurança Alimentar: Os Desafios para o Combate à Fome no Brasil (Sandra Regina Silva de Oliveira, Andrei Grijó Chagas Neto, Paula Campos).

3ª Rodada de Conversas (05/05)

- Valorização do Multiculturalismo com Ênfase no Humanismo e no Respeito à Diversidade (Rogério Oliveira Meneguetti, Andrei Grijó Chagas Neto, Fábio Zoppe Lima, Adriana Santos Melo);

- Esporte no Brasil: Exclusões, Violências e/ou Oportunidades para Ser Cidadão? (Alexandre Trindade, Jenner Ferreira de Almeida, Débora Nascimento, Leonardo Perovano Camargo);

- Intolerância Religiosa e a Importância do Diálogo Inter-Religioso para uma Cultura de Paz (Ludante Suderlan Binda, Sandra Regina Silva de Oliveira, Babalorixá Gildo da Silva Aguar, Eked Penha Souza Moraes, Pe. Ivan Artur lima de Faria, Beatrice Có, Carlos Henrique de Jesus Pereira, Ana Carolina Rodrigues Nascimento).

Jornal Virtual: IV Conversas Plurais

Embora focado nas turmas da 2ª série do Ensino Médio, o projeto contou com o apoio dos estudantes do 1ª ano do Ensino Médio do Colégio Salesiano Jardim Camburi optantes pelo Itinerário de Linguagens e Ciências Humanas (Ser e Estar no Mundo), que realizaram o evento com a cobertura e organização do Jornal Virtual IV Conversas Plurais.

"Ao promovera igualdade e a inclusão, a educação ajuda a reduzir a violência. Além disso, a a escola promove reflexões que podem gerar um meio para erradicar a fome e a pobreza, pois é a chave para o desenvolvimento econômico e para o acesso às oportunidades de trabalho. Fornece aos indivíduos habilidades necessárias para cuidar de sua saúde e bem-estar, e para serem atores produtivos e responsáveis em suas comunidades", ressalta a professora, coordenadora da equipe de imprensa do evento e do Itinerário de Linguagens e Ciências Humanas "Ser e Estar no Mundo", Rosseana Mezadri.

O jornal foi dividido em duas edições e está disponível para download clicando aqui.

*Matéria em colaboração com a equipe de cobertura e imprensa do IV Congresso Conversas Plurais.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.