No último dia 26 de março, o Colégio Salesiano Região Oceânica realizou a 1ª Olimpíada Interna de Ciências e de Biologia (OLICI e OLIBIO), com a participação expressiva dos alunos. O objetivo dessa atividade acadêmica é contribuir para o desenvolvimento dos estudantes, desafiando os conhecimentos, a fim de reforçar os conteúdos que aprenderam em sala de aula.  

Além da I OLICI/OLIBIO, já aconteceu esse ano a I OLIASTRO (Olimpíada Interna de Astronomia), e estão agendadas as de Matemática, Física, Química, Ciências Humanas, entre outras. Apesar de serem facultativas, o Colégio incentiva a participação. Exemplo disso foi o comparecimento de mais de 100 alunos na I OLICI/OLIBIO.

 

Ao todo são 9 Olimpíadas Internas, além das externas que já participamos ao longo dos anos. Para a supervisora do 4º ao 8º ano, Jane Monteiro, esse momento serve como treinamento para as Olimpíadas Externas, onde sempre tivemos bons resultados.

Já para o Supervisor do 9º ano a 3ª série do Ensino Médio, Silvano da Rocha, a presença expressiva dos alunos foi algo incrível, eles fizeram a prova com seriedade e administração do tempo da avaliação. Lembrando que as Olimpíadas Internas servem como preparação para a Olimpíadas Externas como por exemplo a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática.

Outro relato importante feito pela Jane Monteiro foi como a escola estava cheia, as salas completas, e os pais esperando os alunos realizarem a prova. Segundo ela, foi lindo de se ver!  

Já para o professor de Física e Ciências, Ramon Barboza, a realização das provas garante aos alunos identificar suas habilidades, além de incentivar na busca do conhecimento em áreas diversas no âmbito escolar e do cotidiano.  

Tradicionalmente, o Colégio Salesiano Região Oceânica realiza a Olimpíada Interna de Matemática, mas com a retomada das atividades totalmente presenciais, a Equipe Pedagógica enxergou a oportunidade e percebeu que era o momento ideal para implementar as Olimpíadas de outras Áreas do Conhecimento, segundo a Diretora Pedagógica Claudia Braz.  

Ainda segundo a diretora, o sucesso das Olimpíadas Internas foi tão grande que já há o estudo de viabilizar o planejamento de novas olimpíadas de áreas ainda não contempladas.  

 

Relatos  

 

Bruna Mendonça 3° série do médio: A prova foi interessante, pena que eu não estudei muito, mas serviu para reforçar o conteúdo. Eu participei também da I OLIASTRO e pretendo fazer as próximas também.  

 

Mariana Martins 7° ano: Foi bem legal, eu adorei, só acho que poderia ter sido em dia de semana, além de ter algumas questões discursivas.  

 

Amanda Lencastre 5° ano: Eu adorei fazer a prova, algumas questões foram fáceis outras não. Eu com certeza vou fazer as próximas olímpiadas, fui eu quem quis fazer e meus pais me apoiaram.  

 

Bruna Bazza responsável: Eu adorei a atividade, tenho dois filhos na escola, eles chegaram esse ano e já se adaptaram super bem. Eles estão felizes no Salesiano, cada dia é uma novidade que eles trazem para casa. Espero que nas próximas olimpíadas meus filhos tenham a oportunidade de levar para a pratica as atividades de sala de aula. Só tenho elogios a fazer desta atividade e da instituição.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.