Nos dias 10, 11 e 12 de maio, aconteceu a Feira Literária do Colégio Salesiano Região Oceânica, que homenageou um dos principais poetas brasileiros, Carlos Drummond de Andrade.  

Durante os três dias de evento, os alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio foram envolvidos em atividades diversificadas, idealizadas para cada segmento. Além disso, os próprios estudantes fizeram apresentações para outras turmas, e assim, socializaram com os colegas por meio de diálogos literários.  

Além das atividades pedagógicas, o Colégio contou também com a presença de parceiros externos na Feira de Livros, que trouxeram artigos do universo geek e de papelaria, além de muitas novidades para quem gosta de uma boa leitura.  

No primeiro dia de evento, aconteceram as primeiras sessões do “Cine Drummond” durante os recreios, as atividades musicais “Cantando Saberes” e aulas diferenciadas sobre gêneros textuais e literários.

A dinâmica “Qual é a música?” foi unanimidade entre os alunos do Anos Iniciais, em que eles tinham o desafio de adivinhar de quais filmes eram as canções que tocavam, com a temática do universo de animações da Disney. No turno da manhã, as alunas do componente eletivo “Clube de Leitores” ficaram responsáveis pela apresentação. Já no turno da tarde, os direcionamentos partiram das alunas que são responsáveis pela Rádio “Portal RO”.  

Houve também a roda de conversa sobre o “BookTok”, que foi realizada e mediada por alunas da 3ª série do Ensino Médio, que são leitoras assíduas e utilizam as redes sociais, principalmente o TikTok, como plataforma para se informar sobre o universo literário. Elas contaram um pouco sobre as relações com as leituras e de como elas são envolvidas com as histórias. Uma delas, a aluna Crystal, relatou que leu mais de cem títulos no ano passado.  

No segundo dia, aconteceu o retorno da “Gaiola da Poesia”, no projeto “Liberte um Drummond”, que foi um sucesso. Os estudantes do 6º ano visitaram diversos setores da escola, levando uma gaiola cheia de poemas do homenageado da Feira Literária deste ano. Os educadores salesianos puderam “libertar” poemas para serem recitados pelos alunos.  

Tivemos a partilha de poemas com turmas dos Anos Iniciais, roda de conversa sobre o incentivo à leitura com alunas do Ensino Médio e a visita, mais que especial, de Carlos Drummond de Andrade (interpretado pelo aluno Thiago, do 8º ano), para contar um pouco de sua história para os pequenos do 1º ano do Ensino Fundamental.

O último dia do evento foi marcado por um projeto muito aguardado pelos frequentadores assíduos da biblioteca: “Não julgue o livro pela capa”.

A proposta foi de que os alunos escolhessem os livros embrulhados a partir das dicas, trechos descritivos e ilustrações contidos nas embalagens, a fim de instigar a curiosidade deles sobre as histórias. Agora, eles terão a oportunidade de ler e indicar os novos títulos literários do acervo do CSRO para os colegas.  

Também marcaram presença as convidadas Debora e Raquel, do time da plataforma “Árvore de Livros”. Elas fizeram uma série de apresentações para os alunos, que foram divididos pelos seus segmentos. Abordaram as produções literárias dos poemas, “stories” das redes sociais e até os famosos memes. Além disso, aconteceu a tradicional contação de histórias, o jogo “duas verdades e uma mentira” e também reflexões sobre as obras de Carlos Drummond de Andrade.


Parabéns às educadoras Thainara e Inês (responsáveis pela biblioteca), aos alunos que participaram e viveram a Feira Literária, aos demais Educadores do CSRO pelo apoio a este grande evento e também aos parceiros da Feira de Livros.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.