Em sintonia com o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Colégio Salesiano Região Oceânica (CSRO) promoverá projetos voltados a preservação do planeta e a sustentabilidade, com trabalhos e atividades desenvolvidos por alunos de todos os segmentos, até o final do ano letivo. A proposta também está em harmonia com o Projeto Salê Sustentável da Inspetoria São João Bosco e também com o ‘Dom Bosco Green Alliance’, que é uma campanha de sustentabilidade que envolve Salesianos do mundo todo.  

No dia 02 de junho, o CSRO iniciou o projeto intitulado “A ciência na vida cotidiana”, em que estimula o protagonismo juvenil do 8º ano acerca da sustentabilidade e meio ambiente. Ao longo dos próximos meses, os estudantes produzirão sabão, a partir de resíduos de óleos de fritura, e sabonetes naturais artesanais, utilizando resíduos de glicerina.

O projeto multidisciplinar envolve os componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática, Salê Hands On, Projeto de Vida, Arte e, também, a Pastoral.  

Para contextualizar os aspirantes a pesquisadores, que vestiram o jaleco do laboratório pela primeira vez, o CSRO recebeu a ex-aluna Maria Clara Nogueira e o seu grupo de estudos, composto por Luiza Coelho, Cayo Renato Castro, Mariana Caroprese Toledo e Fernando Henrique Vieira, estudantes de Biotecnologia do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Eles fizeram uma execução prática de saponificação do óleo de fritura e também a diluição dos resíduos de glicerina, para que os alunos pudessem iniciar as suas produções.  

Além disso, os convidados também demonstraram como fazer a sistematização do gênero textual “Relato de experimento” e a prática científica, pois os estudantes tratarão desses assuntos nas aulas de Língua Portuguesa, em que eles farão os relatórios e anotações do projeto sustentável.  

Nos encontros de Projeto de Vida, os grupos farão o planejamento, a divisão de tarefas, irão propor metas, métodos de trabalho e toda a parte que envolve a estruturação das equipes para o sucesso final.  

Durante as aulas de Matemática, os alunos criarão os moldes e formas para a fabricação dos sabonetes artesanais. Eles também farão as embalagens a partir de materiais reciclados, baseados nas técnicas de dobra e escultura, conhecidas como origamis, nas aulas de Arte.  

As turmas do 8º ano colocarão a mão na massa durante as aulas de Ciências e Salê Hands On, em que os grupos escolherão as essências e modos de fabricação que preferirem para a produção dos próprios sabonetes.

A finalização do projeto acontecerá, em outubro, na Feira Interdisciplinar “ExpoSalê”, onde as turmas farão demonstrações práticas de todo o processo para os colegas, pais e responsáveis.  

Além disso, a equipe de Pastoral ajudará os alunos com a comercialização dos sabonetes artesanais para o público da feira, que envolve todos os segmentos do colégio. A verba arrecadada será revertida em cestas básicas para doações a instituições de caridade. Dessa forma, os alunos também trabalharão a Campanha da Fraternidade de 2023.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.