Na última terça-feira, 20 de setembro, aconteceu o Fórum do Novo Ensino Médio para os Pais/Responsáveis, no teatro do Colégio Salesiano Região Oceânica-Piratininga. Os pais dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental-Anos Finais e os interessados em matricular seus filhos na 1ª série do Ensino Médio 2023, foram convidados a fazerem parte desse momento de apresentação de toda a estrutura desse projeto, que foi construído pela Equipe de Educadores Salesianos coletivamente.

O Diretor Geral, Pe. Marcio Marçal, abriu evento apresentando a linha do tempo dos Salesianos, os sonhos e o legado de Dom Bosco. Além disso, enfatizou a importância e relevância da Educação Salesiana pelo mundo, que é pautada pelo protagonismo juvenil.

Em seguida, a Diretora Pedagógica Claudia Braz, o Supervisor Pedagógico Silvano Rocha e Orientadora Educacional Claudia Gonçalves explicaram, detalhadamente, os termos “BNCC”, “Itinerários Formativos” e “Eletivas”. E como estão integrados na matriz curricular do Novo Ensino Médio i9+ oferecido pelo Colégio Salesiano Região Oceânica.

Os convidados puderam conhecer todos os processos, pesquisas e análises feitos pela Equipe, na elaboração desse novo formato de ensino. E também viram como os Educadores estão empenhados para atender as necessidades dos alunos, de acordo com suas preferências e inclinações em áreas específicas de conhecimento.

Itinerários Formativos? Eletivas? Os Professores Salesianos com especializações em áreas diversificadas conversaram sobre os componentes curriculares que ministram. Para ilustrar as apresentações, mostraram trabalhos e atividades realizadas por estudantes que estão cursando a 1ª série do Ensino Médio em 2022.

Os professores Luiz Vagner Costa, Hamilton Pequeno e Renata Peçanha introduziram os conceitos e didáticas aplicados no Itinerário Formativo de “Linguagens e Humanidades: um mergulho sócio-cultural e digital no contexto planetário”. Nesse momento, os responsáveis conheceram um pouco mais do Itinerário em que os componentes curriculares de Língua Portuguesa, a Educação Artística, a Educação Física, a História, a Geografia, a Sociologia e a Filosofia são englobadas.

Na sequência, os professores Leandro Cesar, Rafael Souza, Cristiano de Amorim e Lilian Vieira apresentaram o Itinerário Formativo de "Ciências da Natureza e Matemática: empreender para transformar, com consciência eco+lógica”. E com isso, abordaram os componentes curriculares que envolvem a Biologia, a Física, a Química e a Matemática de forma integrada, criativa e diferenciada.

Os educadores, em conjunto, discorreram sobre os componentes eletivos oferecidos no Novo Ensino Médio Salesiano i9+. As Eletivas são cursos semestrais que abordam temáticas variadas como, por exemplo, “Libras”, “Matemática Olímpica”, “Fundamentos da Medicina” e “Trilha de Gestão”.

Antes de encerrar o evento, o Jornalista e Assistente de Comunicação Jean Mendes mediou um ‘Talk Show’ superinteressante com o Nicolas e a Maria Fernanda, estudantes do Itinerário de ciências da natureza e ciências humanas respectivamente. Nesse bate-papo, os alunos Salesianos compartilharam com os convidados suas experiências com o novo formato de Ensino Médio. Com isso, responderam perguntas recorrentes referente ao tema, como a carga horária, a vivência prática, a utilização de laboratórios e muito mais.

A Equipe Diretiva, a Equipe Técnico-Pedagógica do Ensino Médio e os Professores acolheram as pessoas que confirmaram presença no Fórum, com um coquetel no hall do teatro. Nesta ocasião, os pais puderam sanar quaisquer dúvidas e curiosidades que tiveram durante as apresentações.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.