Especialistas apontam que os bebês conseguem perceber as cores a partir dos três meses de idade, mas o processo de identificação e fixação dos nomes estende-se até a Educação Infantil.  

Estudos indicam que as crianças aprendem mais com o colorido ao seu redor, por isso, as salas de aulas, as atividades e brincadeiras envolvendo os pequenos são sempre repletas de cores e alegria, explorando o máximo o lúdico e a criatividade.  

Para que uma criança entenda e chame o ‘azul’ de ‘azul’ e o relacione ao céu ou ao Sansão da Mônica, por exemplo, é um processo de aprendizagem que requer muito da ludicidade e exemplos para reforçar a memorização das cores.

As professoras do Colégio Salesiano Região Oceânica, Glaucia e Keysa, organizaram o “Festa das Cores”, para os alunos do Infantil 5. Para a atividade, cada criança representou uma cor e preparou uma cesta de lanches de alimentos e objetos com as cores que eles representavam. Após isso, todos fizeram um belo desfile para os

colegas.  

As Educadoras também contaram a história “Era uma vez um gato xadrez...”, da autora Bia Villela, que aborda os nomes das cores, a partir de uma perspectiva poética e com rimas que favorecem o entendimento e a relação dos personagens, objetos e as cores.

No final do dia, as crianças levaram para casa um ‘gatinho’ colorido como recordação da atividade e do aprendizado sobre as cores.  

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.