O mês de fevereiro marcou o início do ano letivo de 2024 e, por esse motivo, o Colégio Salesiano Região Oceânica-Piratininga promoveu as primeiras Reuniões de Pais e Responsáveis para um encontro com a Equipe Técnico-Pedagógica, Docentes e outros Educadores que cuidarão dos alunos em sua trajetória escolar.  

Este ano, além das diretrizes pedagógicas e pastorais, pautadas pelo Sistema Preventivo de Dom Bosco, a escola buscou abordar temas atuais e extremamente importantes para auxiliar e reforçar ainda mais a parceria entre a família e a escola. Para isso, contou com a participação de profissionais especialistas para conduzir momentos de reflexões, que foram pensados especialmente pela equipe pedagógica para este primeiro encontro.  

Os temas e as nuances abordadas foram de acordo com os segmentos de ensino e, principalmente, a faixa etária dos estudantes.

A psicopedagoga Jurema Loureiro abordou a questão do fortalecimento do vínculo entre a família dos alunos da Educação Infantil e a escola; a relação de confiança e os ganhos que são evidenciados no desenvolvimento cognitivo e psicomotor das crianças, a partir dessa parceria. Os pequenos, que estão na fase da primeira infância, passam a experienciar muitas novidades no ambiente escolar.  

Jurema Loureiro - Reunião de Pais e/ou Responsáveis da Educação Infantil.

Com as famílias dos Anos Iniciais (1º ao 5º ano), a psicóloga e pedagoga Maria Lucia Almeida, conversou sobre a construção e o fortalecimento dos laços com o Colégio, com a equipe pedagógica e professoras regentes. Além de reforçar o papel da família no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, também abordou um tema superimportante na atualidade: o acesso às telas.  

Maria Lucia Almeida - Reunião de Pais e/ou Responsáveis dos Anos Iniciais (1º ao 5º ano).

Os Anos Finais são marcados pelo início da adolescência, por isso, a rotina de estudos e os papéis de Pais e/ou Responsáveis como tutores e adultos da relação familiar é um fator diferencial para a construção das competências necessárias para um crescimento, amadurecimento e rendimento acadêmico proveitoso na escola. Nesse sentido, os professores Janaína Nogueira e Jefferson Bruce, compartilharam com as famílias dos 6º e 8º anos, o projeto “Acolhimento”, com um olhar atento a esta faixa etária, que está no processo de busca pela identidade, reconhecimento e autorreconhecimento.

Janaína Nogueira e Jefferson Bruce - Reunião de Pais e/ou Responsáveis dos 6º e 8º anos dos Anos Finais

A psicóloga Eliana Walkim sinalizou às famílias do 7º ano sobre como é fundamental dedicar um espaço em casa para o estudo, a organização dos horários para fazer as atividades, revisar o conteúdo e, principalmente estabelecer uma rotina com a mediação e o apoio dos pais. A profissional também ressaltou o controle das telas, especialmente, nessa fase da vida, em que os valores éticos e morais estão sendo construídos diariamente.  

Eliana Walkim - Reunião de Pais e/ou Responsáveis do 7º ano dos Anos Finais

Para finalizar os encontros com os Pais/Responsáveis, a equipe do 9º ano e Ensino Médio convidou a advogada Drª Tânia Sá Hammerschmidt, que também é mãe de um ex-aluno e de duas alunas salesianas, que hoje cursam a 2ª série do Ens. Médio e 6º ano dos Anos Finais, para trazer a reflexão acerca da inteligência emocional no combate ao bullying e cyberbullying. Além disso, a especialista em direito das famílias explicou essa questão detalhadamente no âmbito judicial, escolar e familiar, enfatizando essa construção de cooperação entre os responsáveis legais pelos alunos e a escola, para que juntos, possam guiar os estudantes em seus Projetos de Vida, de maneira preventiva, saudável e amorosa.  

Drª Tania Sá Hammerschmidt - Reunião de Pais e/ou do 9º ano ao Ensino Médio

O Colégio Salesiano Região Oceânica-Piratininga agradece a participação de todos os convidados, especialmente, às famílias, pois foram noites proveitosas e que geraram conhecimento e aprofundamento em assuntos pertinentes à educação, ao desenvolvimento e amadurecimento dos alunos, pois vão de encontro a Pedagogia da Assistência-Presença, sabiamente percebida e propagada pelo fundador da Congregação Salesiana, Dom Bosco.  A parceria entre família e escola é de interesse mútuo e é uma Tradição no Colégio desde a sua inauguração há 19 anos na região oceânica de Niterói.  

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.