No dia 21 de outubro, os estudantes da 1ª série do Ensino Médio inscritos no componente curricular “Júri Simulado e ONU Jr”, presente nos Itinerários Formativos de Linguagens e suas Tecnologias e Ciências Humanas (Integras) – Humanidades e Linguagens: um mergulho sociocultural e digital no contexto planetário, ministrado pelo professor Luiz Vagner Costa, realizaram a simulação de uma conferência da ONU para os convidados da ExpoSalê, no teatro da escola. Neste dia estavam presentes membros da equipe técnico-pedagógica, professores, familiares e demais alunos.  

Nas vésperas do evento, os estudantes reuniram-se no teatro da escola e fizeram o debate, representando os países escolhidos e trataram de temas como o “Trabalho Infantil” e “Refugiados”. No dia da ExpoSalê, os estudantes apresentaram os discursos finais de cada Nação representada, onde defenderam as ideias e textos escritos por eles, a partir de muitos estudos, dedicação e comprometimento.  

Durante os encontros semanais em sala de aula, o educador propôs palestras com advogados, para que os alunos adquirissem o conhecimento e as informações necessárias, além de pesquisas individuais e coletivas que realizaram ao longo do projeto de estudos sobre a ONU Júnior.  

Além disso, o Colégio Salesiano Região Oceânica recebeu a ex-aluna e universitária do curso de Relações Internacionais, Clara Marchezini, para ministrar uma roda de conversa com os alunos interessados em ser tornar internacionalistas e/ou diplomatas futuramente.  

Segundo o estudante Eduardo Peçanha, da 1ª série B, todas as experiências que ele vivenciou com o componente curricular “Júri Simulado e ONU Jr” alimentou ainda mais a sua vontade de seguir nessa carreira profissionalmente.

“Todas as experiências proporcionadas pela ONU Jr, desde as aulas até o dia do discurso, foram muito criativas que inspiraram bastante o meu lado que já tinha vontade de cursar Relações Internacionais. Essas aulas contribuíram ainda mais para minha vontade “ relata o aluno do Novo Ensino Médio.

Para o professor Luiz Vagner, o mais interessante neste processo foi o desenvolvimento dos estudantes ao longo das aulas e preparação para a simulação.

“Foi muito interessante ver os estudantes se desenvolvendo a partir das nossas aulas. Eles começaram muito tímidos, mas depois verdadeiramente incorporaram os países e as visões. A palestra da Clara ajudou bastante para que eles entendessem o papel dos diplomatas, em que eles tiveram o “start” e iniciaram a pesquisa, os discursos, pois tudo foi feito pelos alunos. Estou muito orgulho do debate, da riqueza dos detalhes que cada um construiu. Eu pude perceber durante o tempo o quanto os alunos se desenvolveram e melhoraram na forma de se impor e pesquisar” – afirma o Educador Salesiano.

Novo Ensino Médio Salesiano na prática

O Novo Ensino Médio Salesiano foi elaborado ao longo do ano de 2021, a partir de estudos feitos pelas Equipes Diretivas e de Educadores Referências do Ensino Médio dos Colégios Salesianos de Niterói – Região Oceânica e Santa Rosa – baseados nas necessidades e preferências de alunos que ainda estavam último ano do Ensino Fundamental.  

Nesse segundo ano letivo do “Novo Ensino Médio i9+”, o Colégio Salesiano Região Oceânica vem desenvolvendo um trabalho relevante e consistente com os alunos das 1ª e 2ª séries, em consonância com a Inspetoria São João Bosco (ISJB) e a Rede Salesiana Brasil de Escolas (RSB-Escolas).

Uma pesquisa realizada pelos alunos inscritos no componente curricular “Estatística Aplicada às diversas Áreas do Conhecimento”, presente nos Itinerários Formativos de Ciências da Natureza e Matemática, releva que 42% dos estudantes que optaram pelos Itinerários de Linguagens e Ciências Humanas pretendem cursar “Direto” e “Relações Internacionais”, cursos que têm relação com a proposta do Júri Simulado e ONU Jr.

De acordo com a aluna Maria Eduarda Nunes, da 1ª série B, a experiência da ONU Jr. foi incrível e abriu as portas para que os alunos pudessem ver os cursos de Direito e Relações Internacionais como opções e também desencadeou a vontade de se tornarem diplomatas algum dia.

“Foi uma experiência agradável para todos, sem brigas ou discussões, podemos expor nossas ideias representando os países escolhidos por nós. Foi muito bacana de ter a responsabilidade demonstrar que somos diplomatas e de assumir esse cargo” – comenta a estudante.  

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