Na última quarta-feira (25), O Colégio Salesiano Santa Rosa deu início à programação da Feira Literária 2022, que ocorreu presencialmente. A proposta é fazer com que os alunos se apaixonem ainda mais pelo hábito da leitura, utilizando o espaço da Biblioteca e da Plataforma de leitura digital “Árvore de Livros”. A Feira Literária deste ano também homenageou o Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922.  

O Projeto interdisciplinar envolveu os alunos em diversas atividades lúdicas: contação de história, exposição de trabalhos dos alunos, oficinas, bate-papo com autores, música, stand de troca-troca de livros e HQs, quizzes e brincadeiras.

Exposição dos trabalhos realizados pelos alunos Salesianos no pátio

Feira Literária - 1º dia

No primeiro dia, os alunos da Educação Infantil e do 1º ano E.F. Anos Iniciais assistiram uma apresentação das representantes Déborah, Thayna e Andressa, da Árvore de Livros, no teatro da escola. Foi um momento muito divertido e os pequenos conheceram a história “O Monstro do Sono”. Em outra ocasião, os alunos do 2º ao 5º ano E.F. Anos Iniciais foram envolvidos em um bate-papo superlegal sobre Memes Literários, Gamificação e sobre a Floresta da plataforma que é repleta de livros para a faixa etária deles. Além de muitas risadas e brincadeiras, os estudantes ouviram a história “O papagaio que não gostava de mentiras: e outros contos africanos”.

Durante esse dia enriquecedor, os estudantes dos turnos manhã e tarde participaram de uma Oficina sobre colecionismo e a histórias dos quadrinhos no Mundo e no Brasil, com o Luiz Henrique Mello.

Em homenagem ao Centenário da Semana de 1922, o Colégio recebeu as professoras Josilene Peixoto e Sandra Volpi para a Oficina Criativa sobre a Semana de Arte Moderna com os alunos do 6º ano E.F. Anos Finais (manhã e tarde).

Dando continuidade às oficinas, os alunos do 8º ano E.F. Anos Finais ao Ensino Médio participaram de um momento com o Carlos Felipe Figueiras sobre a narrativa visual nas HQs.  

Na parte da tarde, os estudantes do componente eletivo “Clube de Leitores” participaram de uma oficina com a professora Salesiana e escritora Hevelyn Milani, que recentemente publicou o seu livro “Por Mil Anos – Terras Altas”. A temática dessa oficina foi “O processo de escrita de um livro: sem fórmulas mágicas”.

Oficina Criativa sobre a Semana de Arte Moderna de 1922, com Josilene Peitoxo e Sandra Volpi

Feira Literária - 2º dia

No segundo dia, a bibliotecária Amélia, em parceira com os alunos do componente eletivo “Clube de Leitores”, presente na matriz curricular do Novo Ensino Médio Salesiano, realizaram quizzes literários durante os recreios das turmas do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Os pequenos leitores adoraram as brincadeiras e os brindes.  

Os alunos do 9º ano ao Ensino Médio foram envolvidos em um bate-papo pra lá de especial com a autora FML Pepper sobre o processo de escrita de um best-seller e a autopublicação. E no final, a convidada sorteou a sua famosa trilogia de livros para os alunos presentes.  

O Colégio Salesiano Santa Rosa recebeu os representantes da Casa Convívio, para uma conversa emocionante e especial com os alunos do 8º ano Ensino Fundamental Anos Finais, que estão sendo envolvidos no “Projeto Memórias: Encontro de Gerações” com a culminância na última etapa letiva.  

As representantes Débora, Thayna e Kamilla, da Árvore de Livros, retornaram para esse segundo dia especial, com atividades voltadas para as crianças da Educação Infantil aos adolescentes do Ensino Médio. Nesses momentos, tivemos novamente a contação de história, um bate-papo sobre a floresta da plataforma, gamificação e a Semana de Arte Moderna de 1922. Além disso, os estudantes aprenderam a criar Memes através da literatura.

O dia também foi superanimado para quem gosta do universo geek! O convidado Felipe Diaz conversou com os estudantes Salesianos sobre os quadrinhos, ilustrações, games e animações. Ainda sorteou alguns desenhos com os jovens presentes.  

Bate-papo com a autora FML Pepper, no teatro do Colégio Salesiano Santa Rosa

Feira Literária - 3º dia

O terceiro dia da Feira Literária foi marcado por várias apresentações lúdicas na biblioteca do Colégio Salesiano Santa Rosa.

A bibliotecária Amélia e o George Lucas encantaram as crianças do Maternal e Infantil I com a peça teatral do clássico “João e Maria”.  

Nesse último dia especial, o Colégio recebeu a autora e ilustradora Márcia de Barros, que contou uma história superlegal da “Turma do Planeta Plactum” para as turmas do Infantil II e III e 1º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Os alunos Salesianos se divertiram muito com os fantoches e a apresentação!

Contação de História: "Turma do Planeta Plactum", com fantoches

Esperamos todos vocês nas próximas aventuras literárias!

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.