Na última sexta-feira (23), os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais, do Colégio Salesiano Santa Rosa, realizaram uma visita pedagógica ao Planetário do Rio, localizado na Gávea/RJ. Os estudantes foram acompanhados da Equipe Técnico-Pedagógicas e dos Professores, que exploram todos os instrumentos possíveis a serviço da aprendizagem.  

A Instituição tem a missão de difundir a Astronomia e as Ciências Afins, integrando ciência, educação e cultura de forma inovadora em um ambiente acolhedor. Além de desenvolver projetos culturais, promovendo diversas atividades, como experimentos interativos, observações ao telescópio, cursos, palestras e exposições.  

Os estudantes Salesianos conheceram o Museu do Universo e puderam observar de perto experimentos interativos de astronomia fundamental. Com 16 experimentos, a área aborda temas como as fases da Lua, as estações do ano e as marés. O espaço também trata da história da Astronomia, medição do tempo e faz breve passagem pelo campo da observação óptica.  

E mais, os alunos também tiveram contato com a Astrofísica. Neste espaço, com 10 experimentos, e uma área reservada à Astronomia Estelar e aos desenvolvimentos científicos e tecnológicos que levaram ao surgimento da astrofísica.  

Durante o passeio, eles também conheceram a Nave escola, que é cenografada como uma nave especial. Neste ambiente, há 27 experimentos dedicados ao conhecimento do sistema solar, da cosmologia, da pesquisa espacial e das condições astronômicas para o surgimento da vida no Universo.  

A proposta pedagógica dessa visita está alinhada com os conteúdos que os estudantes estão aprendendo em sala de aula, ampliando, assim, o seu conhecimento sobre os assuntos. Desse modo, os alunos Salesianos presenciaram experimentos fora do ambiente escolar e vivenciaram momentos que estimulam o seu aprendizado.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.