Dia 24 de janeiro é comemorado o dia Internacional da Educação, data criada pela ONU, na Assembleia Geral das Nações Unidas, em celebração ao papel da educação para a paz o desenvolvimento.  

Os Colégios Salesianos Santa Rosa e Região Oceânica-Piratininga integram a Rede Salesiana Brasil de Escolas, a maior rede católica de educação das Américas.

Nas escolas Salesianas, os estudantes têm acesso a um ensino de qualidade e com o compromisso de guiá-los em seus Projetos de Vida, a partir do Sistema Preventivo de Dom Bosco, que é pautado sobre três pilares: a razão, a religião e a bondade.  

Razão: Criar e garantir a autonomia intelectual do aluno que conhece e assume as razões de tudo aquilo que estuda e vivência, inclusive seus limites;

Religião: Esse ponto é focado na abertura, na transcendência (sentido radical da existência) e prática dos valores evangélicos, com atitude diagonal e ecumênica;  

Bondade: Deve-se ter um clima educativo de confiança, compreensão, alegria e amor, que favoreça o relacionamento educador-educando e estimule o crescimento pessoal, sem dependência.  

O Sistema Preventivo de Dom Bosco busca unir autoridade com liberdade, a disciplina com a familiaridade, a serenidade dos estudos com a alegria contagiante. Todos os ambientes escolares, os eventos proporcionados pelas escolas e, principalmente, os educadores visam propiciar o “Espírito da Família”, que faz com que cada aluno se sinta em casa.  

Além da formação humana, os alunos Salesianos são incentivados e inseridos, constantemente, em projetos pedagógicos que desenvolvem o seu conhecimento, suas habilidades e seus futuros interesses profissionais. Durante o ano letivo, as escolas proporcionam eventos para toda família, Feiras literárias, Feiras Interdisciplinares e de Ciências e Tecnologias, Visitas Pedagógicas e Passeios Guiados, Olimpíadas Pedagógicas, Palestras, Oficinas, Rodas de Conversa, Feiras Universitárias, Festivais de Música... Essas ações contribuem efetivamente para os brilhantes resultados dos jovens nos Vestibulares, Olimpíadas Externas, Apresentações Artísticas e Campeonatos.  

Os Colégios Salesianos de Niterói são referência no esporte, pois o valorizam como um fator importante e indispensável para a excelência no desempenho acadêmico, além de fortalecer os laços de amizade, e também, na construção do seu caráter enquanto atleta. Nesse sentido, os alunos Salesianos são orientados a torcer com alegria pelo próximo, comemorar as vitórias, lidar com a derrotas com respeito e sempre valorizar o espírito esportivo e de equipe.  

E mais, os estudantes também são envolvidos em Projetos Sociais, que os favorecem no aprendizado da vida em sociedade, em seus papeis de “bons cristão e honestos cidadãos”.

A vivência de um Projeto de Vida possibilita a Comunidade Educativa um desenvolvimento e aprendizado completo, para além dos conhecimentos técnicos e científicos. Os alunos Salesianos se desenvolvem como seres humanos que se preocupam com o próximo, que almejam construir uma sociedade cada vez mais justa e fraterna, com princípios e valores.

Dom Bosco comprova que os jovens necessitam de amor e atenção, e nos Colégios Salesianos de Niterói isso é posto em prática diariamente através dos valores cristãos e pedagógicos.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.