A Presença Salesiana de Niterói iniciou as comemorações do mês mariano, no dia 07 de maio, com a tradicional romaria ao Monumento de Nossa Senhora Auxiliadora.

Neste dia tão esperado pela Família Salesiana, a Banda Sinfônica do Colégio Salesiano Santa Rosa, que tem o título de “A Banda Colegial Mais Antiga do Brasil”, sob regência do maestro Alexandre Baluê, fez uma belíssima homenagem à Maria, na esplanada do Monumento.

Reprodução: André Mourão Andrade

Cartinhas para Maria

No início de maio, as escolas disponibilizaram, nas portarias, urnas e papeis para que os alunos, pais, responsáveis e colaboradores pudessem escrever uma cartinha para Nossa Senhora. Na última semana do mês, houve uma missa da “Queima das Cartinhas” e, todos que escreveram, receberam as suas respostas.

Celebração Especial das Mães

Nos dias 15 e 17 de maio, os Colégios Salesianos Santa Rosa e Região Oceânica realizaram, respectivamente, as celebrações em homenagem ao Dia das Mães, nas Capelas dos Colégios.

As cerimônias foram em intenção das mães que fazem parte das nossas Comunidades Educativas e Pastorais. E, para finalizar, as equipes de Pastoral partiram bolos, a fim de comemorar a data.

Cerimônia de Coroação da imagem de Nossa Senhora Auxiliadora

Para celebrar o dia 24 de maio, os Colégios Salesianos de Niterói realizaram a Coroação da imagem de Nossa Senhora Auxiliadora, nas acolhidas dos turnos da manhã e da tarde. Os eventos contaram com a presença de toda Comunidade Educativa e Pastoral, Pais e Responsáveis e, também, ex-alunos que compareceram para relembrar desta festividade tão marcante para a Família Salesiana nestes 140 anos de Presença em Niterói.


Estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio foram envolvidos nas cerimônias, tão emocionantes e significativas, que traduzem a história e o legado dos Salesianos de “educar evangelizado e evangelizar educando”.  

Mandala em homenagem à Maria

No Colégio Salesiano Santa Rosa, a professora de artes, Denise, mobilizou alunos dos Anos Iniciais, Finais e Ensino Médio para a produção de uma mandala especialmente para a celebração do dia festivo de Nossa Senhora.

A proposta da atividade foi a de manter viva nos corações dos estudantes, pais e educadores a importância de Maria Auxiliadora e o seu significado para a Congregação Salesiana.

Receita da Santidade - Terço Doce

O Colégio Salesiano Região Oceânica, em parceira com o Restaurante e Cantina Farinha Fina, realizou o terço doce com os 3º e 4º anos e os alunos da catequese, finalizando, assim, as comemorações do Mês Mariano.  

A proposta foi inspirada no segundo encontro do Projeto Identità, que aborda a receita da santidade ensinada a Domingos Sávio por Dom Bosco. Orientados pela nutricionista Mariana Esteves, os estudantes fizeram a receita de um brigadeiro.  

Antes disso, o assistente de Pastoral, Renato, e a professora de Ensino Religioso, Monike, conversaram com as crianças sobre a receita da santidade e falaram sobre a importância dos ingredientes. O leite condensado representa os melhores amigos que são Jesus e Maria; a margarina lembra que devemos fazer bem todas as coisas e o chocolate é o sabor de estarmos sempre alegres.

Após a produção dos brigadeiros, os alunos fizeram a oração do Terço em homenagem à Maria Auxiliadora e comeram as guloseimas.  

Viva Nossa Senhora Auxiliadora!!!

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.