Entre os dias 21 e 25 de julho, o Salesiano Goiânia promoveu uma colônia de férias dedicada às crianças de 3 a 12 anos de idade, incluindo estudantes e público externo. O objetivo foi contribuir com experiências que promovessem vínculos afetivos, criatividade e autonomia com atividades lúdicas e divertidas. A iniciativa foi desenvolvida em parceria com a Emotion Educação, promovendo momentos de lazer, interação social e aprendizagem significativa. O evento aconteceu no período vespertino, em diferentes espaços do ambiente escolar, sendo marcado por brincadeiras, gincanas, oficinas criativas e uma festa de encerramento.

A diretora pedagógica do Salesiano Goiânia, Evelyn Rocha, afirma que a colônia de férias foi realizada para atender também às necessidades das famílias, que buscam opções de entretenimento saudável e seguro. “Entendemos que, mesmo no período de recesso escolar, esses momentos são fundamentais. Iniciativas como essa contribuem para o bem-estar emocional e físico das crianças, fortalecendo ainda mais o elo entre família e escola. A colônia é uma oportunidade de continuar educando por meio do brincar, algo essencial na infância. Além disso, buscamos sempre integrar valores, como a escuta ativa, a solidariedade e o espírito de comunidade, que são marcas do carisma salesiano.”
Evelyn destaca o papel da colônia de férias como uma oportunidade complementar de fortalecer a assistência-presença, baseada nos pilares do Sistema Preventivo de Dom Bosco. Segundo ela, a atividade valoriza a identidade de cada criança e incentiva a espiritualidade em um espaço de acolhimento, respeito e confiança. “Ter esse cuidado especial é essencial para a formação integral, inclusive fora do contexto de aulas escolares. O tripé ‘amor, razão e religião’ direciona todas as nossas atividades. Esses valores não apenas constroem conhecimento, mas moldam o caráter e preparam as crianças para uma vida mais ética, responsável e solidária.”
Mãe da Sarah Rocha (11 anos), Ângela Rocha acredita que a colônia de férias é uma oportunidade para as crianças se entreterem em um período que muitas delas ficam ociosas em casa. “Ela queria muito participar e foram momentos bem incríveis. Ela teve uma fala que eu achei muito interessante. Ela disse que nesses dias estava se sentido mais inteligente, porque tiveram algumas atividades explorando também esse lado. Isso me deixou muito feliz e com o coração quentinho. Então, quero agradecer toda a equipe dessa colônia de férias, que foi uma bênção.”
Durante a colônia, as crianças demonstraram grande entusiasmo pelas atividades propostas e a alegria ficou evidente em cada momento, especialmente nas oficinas mais interativas. Pedro Augusto Reis (6 anos) afirma que gostou muito da colônia de férias e gostaria de participar outras vezes. “Uma das coisas que eu mais gostei foi fazer a oficina de slime porque eu podia levar para casa.” Já para o Lucas Miguel Santos (13 anos), a diversidade da programação foi o principal destaque da colônia de férias. “A gente brincou de pique-pega, pique-corrente, futebol com lençol e jogos de tabuleiro, e teve muita comida gostosa. Foi muito legal.”
A neuropsicopedagoga da Emotion Educação, Paula Montalvão, ressalta a importância de uma programação fora das telas para o desenvolvimento infantojuvenil e acredita que a colônia de férias é uma oportunidade para explorar ainda mais as brincadeiras tradicionais. “Foi maravilhoso. Fizemos uma semana com muitas atividades que vão para o gramado, fazem rodas e direcionam as crianças para vários tipos de habilidades que estão sendo deixadas de lado no ato de brincar. O trabalho em equipe, a socialização e a comunicação, por exemplo, são importantes para ajudar as crianças a entender e viver o mundo real.”
Além das atividades recreativas, a programação da colônia de férias do Salesiano Goiânia contou com momentos de conexão e espiritualidade de forma lúdica e criativa. “A colaboração com a Emotion Educação reflete nosso desejo de fortalecer a rede de apoio que queremos oferecer às famílias. Eles são especialistas neste tipo de evento, e essa característica somada à nossa missão salesiana, garantiu que cada momento fosse não apenas divertido, mas também significativo para o desenvolvimento das crianças. Isso contribuiu diretamente para o sucesso da colônia”, afirma a diretora pedagógica.
Evelyn destaca que a resposta das famílias foi extremamente positiva e que a colônia de férias do Salesiano Goiânia se tornou um marco na comunidade escolar. “Muitos pais relataram que os filhos voltavam para casa contando tudo o que haviam vivido com brilho nos olhos e expectativa para as atividades do dia seguinte. Isso reflete exatamente o que buscamos oferecer às famílias em toda a experiência que elas têm conosco, que é ser um espaço de acolhimento onde todos se sintam plenamente abraçados. Isso nos mostra que estamos no caminho certo.”

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.