A primeira infância, período que compreende os primeiros seis anos da vida de uma criança, é marcada pelo período de amadurecimento do cérebro. São nesses anos que ocorrem a aquisição dos movimentos, o desenvolvimento da capacidade de aprendizado, além da iniciação social e afetiva, além da formação das estruturas emocionais e afetivas fundamentais, relacionadas à personalidade, ao caráter e à capacidade de aprendizado.

É por isso que o trabalho pedagógico realizado nesta etapa se mostra crucial na moldagem das experiências que acompanharão a criança por um longo período. E para escolher as melhores abordagens, entender como acontece o processo educacional na Educação Infantil pode amparar e facilitar a escolha.

Na Educação Infantil, em acordo com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), está organizada em “Campos de Experiência”. Os campos se organizam por meio da seguinte lógica:

“O eu, o outro e o nós”

Na interação com os pares, a criança aprende sobre a sua individualidade e sobre os outros. Ela percebe que tem desejos e interesses próprios, assim como as outras pessoas, e que todos fazem parte de um mundo maior com diferentes culturas e costumes;

“Corpo, gesto e movimentos”

Por meio dos sentidos, dos gestos e movimentos (impulsivos ou intencionais, coordenados ou espontâneos) as crianças entendem como explorar o mundo, se relacionar com os outros, se expressar e aprender. Ao se mover, elas descobrem diferentes maneiras de usar o espaço e aprendem sobre si mesmas, sobre os outros e sobre o mundo ao seu redor.

“Traços, sons, cores e formas”

Ao vivenciar diferentes formas de arte, cultura e ciência, as crianças desenvolvem o senso estético e crítico, aprendem sobre si mesmas, sobre os outros e sobre o mundo ao seu redor. Através de diversas experiências e produções artísticas, elas exploram diferentes linguagens e ampliam seus conhecimentos.

"Escuta, fala, pensamento e Imaginação”

Desde o início, as crianças exploram o ambiente, demonstrando interesse tanto no mundo físico quanto no sociocultural. A Educação Infantil deve oferecer experiências que incentivem a observação, manipulação e investigação, estimulando a curiosidade e o desenvolvimento de habilidades matemáticas. Isso proporciona oportunidades para que as crianças ampliem seus conhecimentos e os apliquem em situações do dia a dia.

Educação Infantil no Colégio Salesiano Jardim Camburi

No Colégio Salesiano Jardim Camburi, a Educação Infantil é voltada para amparar cada experiência em um ambiente seguro e que incentiva o aprendizado e as descobertas na primeira infância. Em uma escola humanizada, cada particularidade é acolhida e potencializada, para que cada criança possa dominar suas capacidades físicas, psicológicas e emocionais.

“No contexto da educação infantil, é essencial que o brincar e a interação sejam incentivados e valorizados. Afinal, esses são os eixos estruturantes de todo o trabalho que realizamos. Cada brincadeira é planejada com intencionalidade para estimular o aprendizado, a diversão e a aquisição dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, de acordo com a faixa etária”, ressalta a supervisora pedagógica da Educação Infantil do Colégio Salesiano Jardim Camburi, Betina Berger.

É possível esclarecer dúvidas sobre a Educação Infantil do Colégio Salesiano Jardim Camburi em contato com a equipe comercial, pelo WhatsApp no número (27) 9 9694-6763, ou clique aqui para ser redirecionado para uma conversa com a equipe no WhatsApp.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.