(ANS – Messina) – O Instituto Teológico “Santo Tomás”, de Messina, sedia, pela primeira vez, nos dias 24 e 25 de novembro de 2022, uma conferência de estudos teológico-espirituais sobre a figura do Servo de Deus Dom Giuseppe (José) Cognata SDB (1885-1972), Bispo de Bova e Fundador das ‘Salesianas Oblatas do Sagrado Coração’ (SOSC), IX grupo da Família Salesiana.

O evento é organizado pelo Instituto Teológico de Messina, em colaboração com o SOSC, com o Centro de Pedagogia Religiosa "Giovanni Cravotta", de Messina, e com a Inspetoria Salesiana da Sicília-Tunísia (ISI).

O programa do congresso, que decorrerá em quatro sessões distintas, prevê uma primeira contextualização histórico-teológica sobre o tema do reconhecimento da santidade, assunto que servirá de pano de fundo para uma reflexão mais aprofundada do carisma salesiano à luz da oblação, a partir da experiência do “calvário do Bispo” Dom José Cognata.

Entre os diversos oradores, destacamos a presença do P. Pierluigi Cameroni, Postulador Geral das Causas dos Santos da Família Salesiana, e de sua colaboradora na Postulação Geral, Dra. Lodovica Maria Zanet; do P. François-Marie Léthel, carmelita, antigo Pregador da Casa Pontifícia; do P. Jesús Manuel García Gutiérrez, professor de espiritualidade na Pontifícia Universidade Salesiana (UPS), de Roma; da Ir. Graziella Benghini, Madre Geral das SOSC; de Dom Pietro Maria Fragnelli, Bispo de Trápani, cidade onde o Servo de Deus Dom Cognata fundou o instituto e a igreja dos Salesianos; além de vários outros docentes ilustres.

Os trabalhos, coordenados pelo P. Antonino Romano, Diretor do Centro de Pedagogia Religiosa "Giovanni Cravotta", também contarão com uma grande presença de Oblatas, de alunas do Instituto "Santo Tomás" e de muitos interessados ​​no tema.

O Reitor-Mor da Congregação Salesiana, P. Ángel Fernández Artime, que não poderá participar, uma vez que naquela data estará concluindo a Visita à Inspetoria "São Filipe", dos Estados Unidos Leste-Canadá (SUE), quis, no entanto, enviar uma breve mensagem ao Instituto "Santo Tomás", congratulando-se pela iniciativa da Conferência e a oportunidade de aprofundar os estudos sobre a figura de Dom Cognata.

“Alegra-me a Conferência sobre nosso Servo de Deus José Cognata, filho da melhor Sicília. Dom Cognata caminha agora para a plena reavaliação de suas virtudes e méritos”, escreveu o P. Á. F. Artime.

Fonte: ANS

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.