Realizado nos dias 28 a 30 de agosto, o Encontro Nacional da Rede Salesiana Brasil teve como tema “Onde estão as juventudes? – Vinde e vede – No sacramento da presença, o segredo salesiano de educar e evangelizar”. O evento foi finalizado com a leitura e aprovação do Manifesto às Juventudes, um documento elaborado conjuntamente pelos participantes, que enviaram suas reflexões, iluminações e propostas ao longo do evento.

Dirigido diretamente às juventudes, o Manifesto inicia reforçando a missão da Família Salesiana de ir até as periferias existenciais: “Sabemos que as periferias não são apenas geográficas, mas também emocionais, sociais e espirituais. Estamos comprometidos em estar ao seu lado, fortalecendo o sacramento da presença, oferecendo nosso diferencial salesiano de amor e acolhimento, compartilhando suas alegrias e desafios, para que juntos possamos construir uma sociedade mais justa e fraterna”.

Diante das reflexões realizadas neste primeiro Encontro Nacional da RSB e das colaborações para o documento, elaborado a várias mãos, são apresentados 12 compromissos, assumidos como Rede Salesiana Brasil. No Manifesto às Juventudes, a RSB se compromete, entre outros pontos, a uma escuta atenta das juventudes, a incentivar o protagonismo juvenil, a construir pontes e a fortalecer a atuação em defesa de vida e da superação das violências impostas aos jovens. A RSB firma ainda os compromissos de seguir aberta “a todos os tipos de juventudes, compreendendo os contextos de mudança” e de apoiar as presenças salesianas “em seu processo de serem instituições que acolhem o grito de humanização que nasce das juventudes”.

O Manifesto às Juventudes termina afirmando aos jovens: “Estamos aqui por vocês e com vocês. Queremos ajudá-los a descobrir o melhor de si mesmos, a crescer em todas as dimensões de suas vidas e a construir um mundo onde todos possam viver com dignidade e amor. ‘Por vós estudo, por vós trabalho, estando disposto a dar minha vida por vocês até o último suspiro’”.

Segue abaixo o "Manifesto às Juventudes da Rede Salesiano Brasil": 

Queridas juventudes,

Nós, como Família Salesiana, abraçamos a missão de estar nas periferias existenciais, onde cada um de vocês se encontram. Sabemos que as periferias não são apenas geográficas, mas também emocionais, sociais e espirituais. 

Estamos comprometidos em estar ao seu lado, fortalecendo o sacramento da presença, oferecendo nosso diferencial salesiano de amor e acolhimento, compartilhando suas alegrias e desafios, para que juntos possamos construir uma sociedade mais justa e fraterna. 

Como Rede, nos comprometemos a testemunhar e anunciar Jesus Cristo de maneira amorosa e fraterna, acolhendo a todos com a dignidade que Cristo nos deu por sua morte e ressurreição. Compreendemos que educamos evangelizando e evangelizamos educando. 

Queremos anunciar Jesus Cristo que é caminho, verdade e luz; ser a voz que incentiva o resgate de esperanças, a mão que ajuda, o coração que escuta, pois acreditamos na beleza da vida.

Acreditamos em vocês e na possibilidade da santidade juvenil em nosso mundo contemporâneo, que podemos ser apoio para que cada um e cada uma de vocês possa crescer espiritualmente, encontrar o sentido de suas vidas e viver de acordo com os valores do Evangelho. 

No atual contexto de mudanças da sociedade contemporânea, oferecemos a riqueza do profetismo evangélico do carisma Salesiano, em vista de uma transformação sociopolítica educacional. 

Neste processo de assimilação e compreensão dessas mudanças, reconhecemos a importância da qualificação e da oportunidade na jornada juvenil, em que uma formação integral faz toda a diferença em suas vidas, principalmente quando vividas com protagonismo. 

Queremos ser referência de acolhimento em qualquer lugar, nos espaços e pátios habitados pelas juventudes, para que se constituam em ambientes de comunhão, partilhas de experiências, vivências respeitosas e de encontros transformadores de histórias de vida. 

Diante das reflexões realizadas em nosso primeiro Encontro Nacional da Rede Salesiana Brasil, elaboramos a várias mãos, ao longo de 3 dias, esse Manifesto às Juventudes, que contempla 12 pontos de reflexões, convicções e compromissos, assumidos em Rede, por vocês:

 1. Nos comprometemos a habitar e resgatar a experiência do pátio em suas diversas manifestações, onde se encontram as juventudes, a exemplo das redes sociais, das vielas, dos becos, das pontes, e manter a atenção aos pátios cotidianos que estão acessíveis a nós. 2. Oferecemos nossa escuta às juventudes para nos deixarmos evangelizar por elas e para evangelizá-las a partir da sua identidade, vivenciando a espiritualidade do Bom Pastor. 

Dessa forma, passamos de uma PJS “em pastoral” a uma presença salesiana “evangelizadora”. 

3. Nos comprometemos, como Rede, a incentivar, nas presenças salesianas, a ocupação desse espaço de liderança e de manifesto das necessidades dos jovens nos momentos de tomada de decisão, pois acreditamos no protagonismo juvenil como expressão e metodologia tipicamente salesiana, que se apoia e aposta na potencialidade destes jovens. 

4. Nos comprometemos a ser sacramento da presença nos “pátios existenciais” como extensão das nossas atitudes como educadores salesianos, com escolha intencional e consciente, para compreender os jovens a partir do lugar onde se encontram e querem ser encontrados. 

5. Reafirmamos que, como Rede, seguiremos nos conectando e acolhendo os jovens para que possamos compreender suas necessidades e sermos capazes de mudar nossas estruturas, juntamente com as inspetorias e presenças para atender aos seus anseios. 

6. Nos comprometemos a construir pontes para viver a Civilização do Amor, buscando escutá-los ativamente em seus apelos por meio da construção do seu projeto de vida e encontrar com vocês a resposta para seus dramas existenciais. 

7. Nos comprometemos a fortalecer nossa atuação em defesa da vida e superação das violências impostas aos jovens, com ações concretas de luta, nas diversas esferas de atuação em Rede, com entusiasmo, por uma cultura de paz para o fortalecimento da saúde mental e do bem-estar dos jovens em seus processos de maior compromisso com a ecologia integral.

8. Nos comprometemos a seguir abertos e acolher a todos os tipos de juventudes, compreendendo os contextos de mudanças que nos provocam a romper paradigmas, respeitando suas formas de expressão e nos aproximando das diversas comunidades e minorias para quebrar tabus e superar a indiferença. 

9. Nosso compromisso é o de apoiar nossas presenças em seus processos de serem instituições que escutam e acolhem o grito de humanização que nasce das juventudes, para incentivar a vivência da solidariedade, do voluntariado e da cidadania ativa, a partir de suas demandas. 

10. Nos comprometemos com a formação compartilhada em nossas comunidades educativopastorais, bem como a ocupar o lugar da pessoa adulta de referência com abertura para conhecer, reconhecer, nos aproximarmos e aprofundarmos na vivência das culturas juvenis.  

11. Nos comprometemos a assumir a postura de abraçar a diversidade, reconhecendo as diversas formas de expressão da identidade das juventudes e, dessa forma, acolher e alcançar suas linguagens para aceitar, compreender e evoluir com elas. 

12. Nosso posicionamento será o de incentivar um movimento de Pastoral em conexão com as políticas públicas para as juventudes, com as famílias, como espaços de atuação para os jovens se envolverem na promoção da justiça, equidade e sustentabilidade em seu processo de formação integral, com valores humanos e cristãos para uma cidadania ativa com compromisso social, compreendendo que atuar em Rede é um ato político. Queridas juventudes, estamos aqui por vocês e dispostos a caminhar com vocês. Queremos ajudá-los a descobrir o melhor de si mesmos, a crescer em todas as dimensões de suas vidas e a construir um mundo onde todos possam viver com dignidade e amor. “Por vós estudo, por vós trabalho, estando disposto a dar minha vida por vocês até o último suspiro”.

Com carinho e esperança, Rede Salesiana Brasil

Fonte: RSB

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.