No dia 23 de setembro, os alunos do 6º ao 8º ano dos Anos Finais, do Colégio Salesiano Região Oceânica, participaram de um momento tocante e especial para nossa comunidade educativo-pastoral. O aluno Felipe Pontin da turma 8BM, junto ao seu pai, Alexandre Pontin, e equipe, apresentaram aos demais alunos e educadores salesianos o cotidiano de uma pessoa com Epidermólise Bolhosa (E.B.). A apresentação contou com a participação dos amigos do Felipe, que simularam a inclusão e a adaptação do futebol no recreio, mostrando a todos que é possível incluir pessoas com limitações em atividades coletivas.
A iniciativa faz parte de um projeto pedagógico sobre a campanha #SetembroAmarelo, desenvolvido pelos professores do segmento e os componentes curriculares “Projeto de Vida”, “Salê Hands On” e “Ensino Religioso”. Neste caso, a equipe convidou carinhosamente o aluno e sua família para falar sobre as doenças raras, com o intuito de conscientizar, promover a empatia, o respeito e o acolhimento. Além da peça teatral e dos sensíveis e fortes depoimentos, as enfermeiras da Mölnlycke, empresa responsável por curativos específicos, falaram sobre o processo de cuidados especiais com as pessoas com E.B. Durante o encontro, foram distribuídas aos adolescentes uma edição especial da revista em quadrinho da “Turma da Mônica”, em parceria com a Organização Social “Jardim das Borboletas”, com teor informativo e anti-bullying. A organização visa prestar assistência às pessoas com E.B. e outras doenças raras de pele em todo o Brasil.

Foram dois momentos de muita reflexão, no qual os alunos puderam perceber a importância do acolhimento e da inclusão em simples ações do cotidiano, especialmente em nossa escola. Agradecemos ao Felipe, aos seus pais Alexandre e Cristina, que pelo amor e dedicação incondicional ao filho, fundaram a Associação de Epidermólise Bolhosa do Estado do Rio de Janeiro (AEBERJ). Vocês são exemplos para todos nós!