João Paulo Isidro, pós noviço, Inspetoria São João Bosco

Durante os dias 6 a 21 de janeiro de 2023, aconteceu na Inspetoria São João Bosco o projeto GIAM (Grupo Interinspetorial de Animação Missionária), que busca reunir jovens das 6 inspetorias do Brasil para participar de uma ação missionária típica da região que atua a inspetoria que acolhe. Nesse ano os missionários participaram da Folia de Reis, uma festa da piedade popular típica da cidade de Silvania que busca reviver a visita dos 3 reis magos ao Menino Jesus no Presépio, tendo muitas canções típicas improvisadas e danças como catira nos festejos, e participaram de missões populares nas diversas comunidades rurais e urbanas. Além dos jovens, participaram também salesianos formandos de várias etapas formativas da ISJB. Poder participar do projeto GIAM enquanto salesiano de Dom Bosco foi algo marcante para a minha jornada vocacional, pois ele permitiu aprofundar 2 características do carisma salesiano que são: as missões, ir ao encontro do povo que tanto necessita e tem sede de Deus e poder ouvi-lo com o coração atento, para ser sinal do amor de Deus a eles; e a presença entre os jovens, aprofundando nossa entrega a Cristo em para sermos portadores desse amor divino, bem como aplicando o sistema preventivo, criando laços e moldando em nós, salesianos, o coração de pai, irmão e amigo que Dom Bosco tanto pedia de seus salesianos. Quando essas duas características se unem, podemos viver a graça de rezar com os jovens, pelos jovens, pelo povo que visitamos e ajudar eles a se introduzir na vida eclesial, e fomentando os dois mandamentos que resumem toda a lei, amar a Deus sobre as coisas e ao próximo como a si mesmo, em seus corações. (sic)

 

Débora Lopes de Barcellos, 21 anos , Inspetoria São João Bosco - Vitória/ES

Difícil relatar duas semanas de experiência e aprendizado em poucas palavras, mas as semanas que participei do Projeto GIAM marcaram a minha caminhada como jovem missionária! Tive a oportunidade de conhecer pessoas incríveis, culturas diferentes e tive a oportunidade de fazer novos amigos que levarei para sempre, cada momento foi único e marcante na minha vida. Na primeira semana participando da Folia de Reis, aprendi como a fé na sua pureza é linda e admirável, como o povo exala a essência de Deus no respeito pela bandeira e pelas Celebrações Eucarísticas. Foi um momento de muita fé, foi uma semana cansativa mas a gratidão e o acolhimento acompanhado de um sorriso sincero fez com que todo o cansaço sumisse e, no final, tudo valeu a pena. Já na segunda semana, visitamos pessoas que não recebiam visitas a anos era perceptível o alívio que sentiam em conversar por alguns minutos, as vezes horas mas era necessário para sentir o carinho, a animação, a empatia que lavamos em cada casa visitada. O que me marcou? Sem dúvidas, foram os olhares sedentos por receberem o amor de jovens missionários, sedentos por receberem a alegria em meio a tanta tristeza que marcavam algumas casas. Ouvimos que somos luz, que somos o gosto que falta na vida de muitas pessoas e, foi isso que vivenciei nessas semanas, ser luz fez além do sentido metafórico, passou a ser realidade em todas as casas que visitei. Pensamos que para fazer a diferença na vida das pessoas é fazer ações grandiosas, ações com valores materiais, quando na verdade, as pessoas estão necessitadas do amor puro, da atenção e, principalmente, do momento de escuta para limpar sentimentos que machucam. O mundo precisa saber a importância do verdadeiro ato de amor puro, do saber entender a dor do outro através do olhar e ao abraçá-lo, saber o alívio tomando conta do corpo que estava precisando do aconchego. Sou eternamente grata por ter representado a JMS da presença de Vitória e, sim, levarei cada aprendizado por onde for! Ser missionário vai além do que só carregar a nomeação, ser missionário é ir ao encontro daqueles que necessitam do simples abraço, ser missionário é saber levar o sorriso e a animação mesmo que esteja passando por inúmeras dificuldades, pois quando chegamos nas casas das pessoas é o nosso carisma, o nosso sorriso, o nosso carinho, a nossa atenção e, principalmente, o nosso amor em sua pureza sendo exalado que eles querem receber. (sic)

Montegômere do Nascimento Simão, João Pessoa - PB / Inspetoria São Luiz Gonzaga

Compaixão, renovação da fé e amadurecimento humano. Início minha partilha com esses três pilares que se tornam grandes referenciais em minha caminhada cristã, a partir dessa vivência humanizadora missionária. O projeto GIAM chegou em minha vida como um evento de discernimento vocacional, pois os 15 dias vivenciados me possibilitaram refletir sobre minhas fraquezas e, além disso, fortaleceram os sonhos e planejamentos traçados para o futuro que inicia-se hoje. A missão me oportunizou além do aprendizado cognitivo e subjetivo, a renovação de minha espiritualidade que acontecia no encontro com as tantas pessoas que conheci. Dos momentos de fraternidade até às visitas missionária, em todos os lugares aprendi a ver Deus. Tocar a realidade de Silvania, foi sentir o verdadeiro sentido de ser comunidade e igreja em saída. Compaixão, como sinal de encontrar Deus no pobre, no diferente, no desafio. Renovação da fé, por entender que Deus está encarnado em nós e em nossos momentos de vitórias e lutas. Amadurecimento da fé como discernimento vocacional e fortalecimento dos sonhos e projetos pessoais, por entender que, viver é dádiva e as oportunidades somos nós que criamos. Levarei para toda a vida a certeza de ter reencontrado o Amor da minha vida em todas as pessoas que cruzaram minha história durante esses 15 dias. Obrigado, Jesus. Obrigado, Maria. (sic)

Érika Cardoso, Campinas/SP, Inspetoria de São Paulo

Sou a Érika Cardoso, faço parte do GAM Mamãe Margarida de Campinas e participei do Projeto GIAM representando a Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora. Participar desse projeto foi uma grande felicidade pois houve uma abertura de portas para muitas experiências. Posso dividir a minha participação no GIAM em três esferas, a primeira foi a de poder vivenciar a fé manifestada em diferentes formas ao acompanhar na primeira semana os foliões na Folia de Reis. A possibilidade de não só ver mas poder participar dos ritos, experimentar a forma tão peculiar, respeitosa e cheia de significados que aquele povo de forma simples demonstra o amor a Deus foi sem sombra de dúvidas sentir a presença divina nos pequenos detalhes. O segundo momento que destaco é o povo silvaniense, nisso incluo toda a região rural adjacente, que de forma tão bonita nos acolheu em suas casas como se fossemos da família, nos oferecendo o que tinham de melhor, nos fazendo sentir verdadeiramente em casa, mesmo estando a tantos quilômetros de distância de nossos lares. Todos os momentos de partilha, as lágrimas derramadas, as orações feitas em conjunto foram de fato uma confirmação de que não estávamos ali por acaso. Em terceiro, mas não menos importante cito a convivência com os jovens de outras inspetorias, o contato com outras culturas e as trocas de experiências nos levaram a iniciar a missão antes mesmo de irmos ao encontro das famílias, visto que o nosso convívio já era uma missão pois a abertura ao o novo, o acolhimento ao que é diferente nos leva a encontrar o próprio Cristo e entender que independentemente de onde estávamos vindo o nosso foco era o mesmo, não só levar Deus, mas também encontrar o Deus que estava em cada lar. Por fim, o sentimento que fica é de gratidão a Deus por essa oportunidade de renovação de fé. (sic)

João Victor Sanches, Inspetoria São Domingos Sávio

Olá, sou natural do estado do Amazonas, tenho 20 anos de idade, atou com presença salesiana na Paroquia São José Operário – Leste Manaus - AM. Venho relatar sobre minha experiência e participação missionária no projeto Giam. Primeiramente vou mencionar o quanto foi realizador viver de corpo presente desse momento, com todos os missionários de todas as regiões do Brasil. De inicio estava muito nervoso em sair do meu estado, primeira vez viajando de avião, um rapaz que no máximo viajou de barco atravessando o vasto rio de sua terra; mas com bastante discernimento decidir que isso não era coisa minha, mas dEle em minha vida, era coisa Deus. Embarquei no dia 06 de janeiro pelo turno da tarde em minha cidade natal, estava muito ansioso em chegar, queria saber como seria esse projeto na prática, estava querendo me desafiar, ver realidades de pessoas que tem o gosto de mostrar a importância da caridade, de se preocupar com o próximo anunciando a Boa nova para quem precisa. Ao chegar a Brasília onde nos hospedamos antes de começar a missão que aconteceria em Silvania-G0, nós missionários vivemos uma boa convivência fraterna, como conversas, passeios e momentos de espiritualidade. A chegada dos missionários em Silvania-Go aconteceu de uma forma muito acolhedora e fervorosa pelos responsáveis que iriam nos auxiliar a partir daquele momento com o objetivo de viver e despertar a Folia de Reis, mostrando essa cultura e também evangelizando. A acolhida deve ficar em destaque aqui, olha... Que povo acolhedor. Quando começamos as visitas nas comunidades e casas, me sentia como estivesse em casa, o perto de mão, o abraço e o oferecer do alimento tudo isso é um gesto de acolhida e de boas vindas. As visitas nas casas e as famílias que nos acolheram, mencionam de modo especial elas, pois também são responsáveis por essa missão, elas também evangelizaram e viveram todos os momentos, pelo seu testemunho, pelas suas orações, pelos seus sorrisos, pela sua disponibilidade de está conosco, isso me motivou e fez ver o lado bom da vida, Deus vive e habita nas pessoas. A Folia de Reis veio mostrar o quanto o país é belo referente à cultura, o grupo de pessoas com vestimentas que tinha botas, calça Jens, blusas de punho e um chapéu e uma viola, chamados foliões, os que mostram o que é a Folia. O tocar de sua viola, louvando alegremente, cada acorde recordava pessoas, momentos, uma historia, um legado; foi comovente ver o amor deles de fazer momentos lindos acontecerem, a dedicação e carinho por aquilo que fazem. Portanto, vejo que com essa experiência não conhecemos apenas pessoas, conheci a minha pessoa também o meu proposito de vida e a missão que Deus tem comigo, vejo que não posso deixar esses momentos apenas em Silvania, mas levar para minha terra e em outros lugares, o querer de viver com o pé no chão e caminhando rumo a Ele. (sic)

Dienifer Caroline de Lima Santos, Santa Rosa/RS, Inspetoria São Pio X.

Sou Dienifer Caroline de Lima dos Santos, de Santa Rosa-RS e participei do GIAM 2023 representando a Inspetoria São Pio X, de Porto Alegre. Viver essa experiência para mim foi algo incrível, desafiador e único. Foi uma honra sair do meu estado para representar a minha Inspetoria e viver duas semanas intensas, conhecer outra cultura, outras realidades, criar laços com pessoas tão incríveis e que são, também da família salesiana. Foram duas semanas que com certeza marcaram muito a minha vida. Aprendi demais com a simplicidade de Silvânia-GO, me senti acolhida e em casa, mesmo estando tão distante da minha. Fui para o GIAM com o coração aberto e pronta para viver tudo que o projeto me ofereceria. Sou grata a todas as pessoas que estiveram por trás para que tudo acontecesse da melhor maneira possível. Dentre todas as experiências que tive, conhecer e aprender sobre a FOLIA DE REIS foi sem dúvida, a melhor de todas. Foi encantador ver a alegria, a simplicidade dos foliões e sobretudo a fé que os movia durante toda a semana de visitas às casas e celebrações nas comunidades. Volto para a minha casa, para o meu trabalho, para a minha Inspetoria, com o coração transbordando de amor, alegria, esperança, fé e entusiasmo, pronta para falar sobre tudo aquilo que vivi neste incrível projeto missionário. (sic)

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.