As obras salesianas da Inspetoria São João Bosco organizaram diversas atividades para celebrar o protagonismo das mulheres em diferentes esferas sociais. Assim como, para sensibilizar: colaboradores, educandos e comunidade escolar sobre a necessidade de fomentar diálogos que colaborem para a superação do preconceito, da violência e a discriminação contra as mulheres.

O Instituto São José, na cidade de Resende, realizou o “Bom dia especial” em homenagem ao dia da mulher. Todos os colaboradores e alunos se reuniram na quadra para fazer agradecimentos e orações para as mulheres. Alunos entregaram bombons para as professoras, além de agradecer pela garra e determinação de todos os dias.

Instituto São José

Os Colégios Salesianos de Niterói homenagearam suas equipes de educadoras e colaboradoras com rosas e um cartão personalizado com uma mensagem para o Dia Internacional da Mulher. Além disso, as mulheres que fazem parte da Família Salesiana puderam ter um momento em uma sala preparada especialmente para elas, com produtos de maquiagem e beleza.

Colégios Salesianos de Niterói

Ainda em Niterói, o Centro Juvenil Mamãe Margarida organizou durante o Boa Tarde uma homenagem para as colaboradoras e educandas .

Centro Juvenil Mamãe Margarida

Na cidade de Campos dos Goytacazes, cidade do interior do Rio de Janeiro, o Instituto Dom Bosco homenageou sua equipe de colaboradoras e educandas com um cartão personalizado e bombom. Além disso, tiveram uma acolhida com música e uma benção especial para as mulheres que trabalham na escola, educandos e seus responsáveis.

Instituto Dom Bosco

No estado vizinho, Espírito Santo, a Presença Salesiana Vitória, articulou uma campanha institucional envolvendo o Centro Universitário Salesiano- UniSales, o Colégio Salesiano Jardim Camburi, o Colégio Salesiano Nossa Senhora da Vitória, o CESAM/ES, Oratório Festivo e Pré- Vestibular Dandara com o tema: “Seja a protagonista da sua própria história'', a programação prevê ainda várias atividades durante o mês de Março, a fim de ressaltar o protagonismo das mulheres e empoderamento feminino. Inspirado na Mãe de Dom Bosco, Mamãe Margarida, a Pastoral irá lançar o Projeto Margaridas em que irá oferecer espaço de escuta, acolhida, empatia, sororidade e apoio para as educadoras. 

Projeto Margaridas

No CESAM/ES os homens da equipe administrativa organizaram um momento de homenagem para as colaboradoras,  foi lembrando o protagonismo das ações nas mulheres na obra e também a fala de Madre Mazzarello: “O mais importante é que se mantenha sempre firme e de boa vontade, no fervor, na humildade e na caridade”. 

Em Minas Gerais, no Centro Juvenil Salesiano de BH as crianças e adolescentes produziram cartões para homenagear as mulheres importantes em sua vida, além de se reconhecerem como sujeitas de direito, tendo sido realizado pela educadora um momento de reflexão sobre o que essa data significa, a luta das mulheres por seus direitos e espaço na sociedade que permanece até os dias de hoje.

 

Centro Juvenil Salesiano de BH

O Colégio Dom Bosco de Araxá, realizou Papo Cult com a participação da ex-aluna Melina Costa, Valéria Dias, Coordenadora de manutenção e limpeza; Priscila Rodrigues, Assistente Social e Wanda Pereira, Diretora Pedagógica. A roda de conversa sobre os desafios enfrentados por elas em diferentes cenários sociais foi conduzida pelo Professor Rafael Noli.

 

Colégio Dom Bosco de Araxá

Em Goiás, na cidade de Goiânia, o Colégio Ateneu Salesiano Dom Bosco homenageou sua equipe de educadoras e colaboradoras com um belo café da manhã. As mulheres tiveram um momento descontraído e de reflexão proporcionado pelo coordenador de pastoral Filipe Lopes. Além disso, foi construído um belo mural que colocamos na entrada dos alunos, tiramos fotos bem legais para postarmos em nossas redes sociais. 

 

Colégio Ateneu Salesiano Dom Bosco

Ainda em Goiânia, às homenagens as mulheres da CESAM ficaram sob a responsabilidade da equipe masculina. O dia foi marcado com uma homenagem, música, entrega de uma lembrança, e um café da manhã. Tudo pensado e organizado por todos os homens.

"Quero agradecer a todos vocês, meninos pela homenagem e principalmente pelo carinho e dedicação como preparam tudo para nos receber. Ficou lindo!" afirmou a educadora Sirlane Lopes. 
CESAM/GO

Em Tocantins, na cidade de Palmas, o Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco, dedicou suas atividades em homenagem à figura da Mulher, desde a mensagem de Bom dia/ Boa tarde com os educandos e um momento especial com suas colaboradoras. O Coordenador da Pastoral, S. Hudson Campos, recitou o poema Ser Mulher (Bráulio Bessa) homenageando-as e posteriormente conduziu uma dinâmica ressaltando as qualidades de cada uma delas e desenvolvendo o espírito de família e de equipe. Houve entrega de cartões e presentes, em seguida Pe. Antídio, Diretor do Centro Juvenil, proferiu palavras enaltecendo o valor da Mulher na Equipe Laborativa e na vida de cada homem ali presente.

 

Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco

No Distrito Federal, a Escola Salesiana de Brasília realizou uma homenagem para as mulheres com os estudantes do Semi-integral Matutino. 

A escola Salesiana São Domingos Sávio, também realizou uma homenagem para as mulheres salesianas. 

Colégios Salesianos do Distrito Federal

O CESAM/DF realizou um momento de confraternização cheio de alegria dedicado a todas as educadoras da equipe, relembrando um dia de luta e celebrando também as conquistas e vitórias de todas as mulheres. “A exemplo de Nossa Senhora Auxiliadora, sejamos testemunhas de fé, força e perseverança em nossas missões como:  mães, esposas, filhas, educadoras salesianas com um papel tão importante de ser instrumento de transformação na vida da juventude de Dom Bosco”, destacou a Gerente Socioeducativa Tatiana Augusto.

CESAM/DF

A programação continua na próxima sexta-feira, 11 de março, às 18h, o curso de Nutrição do UniSales irá promover a live com a temática  “A Ditadura da Beleza e suas consequências” no canal do Youtube do UniSales.

 

Ao Lado de Dom Bosco sempre esteve a sua mãe Margarida. Em suas orações, Dom Bosco sempre recorreu à intercessão de Nossa Senhora Auxiliadora. E com eles aprendemos a dedicar a nossa vida ao protagonismo dos jovens e das jovens:  nas escolas, nos centro sociais, nas paróquias e demais ambientes de missão.



Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.