O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é celebrado anualmente a 3 de dezembro. O seu objetivo é promover os direitos e bem estar das pessoas com deficiência, na sociedade e a sua participação nos vários domínios social, cultural, económico e político.
Este dia visa também sensibilizar para o cumprimento da "Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência" e para a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, no que concerne aos objetivos que, direta ou indiretamente, se relacionam com esta causa.
Em todas as regiões, as pessoas com deficiência e respetivas famílias, enfrentam desafios e barreiras na consecução dos objetivos de desenvolvimento social.
Em 2025, o tema é "Promover sociedades inclusivas para pessoas com deficiência para avançar no progresso social" Este tema surge na sequência do compromisso reafirmado pelos líderes mundiais na Segunda Cimeira Mundial para o Desenvolvimento Social, com vista a construir um mundo mais justo, inclusivo, equitativo e sustentável, e com base na compreensão de que o progresso do desenvolvimento social depende, de facto, da inclusão de todos os segmentos da sociedade.
O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência foi proclamado através da Resolução 47/3, adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas de 18 de dezembro de 1992.
Leia baixo a mensagem do Secretário-Geral da ONU é António Guterre publica hoje no portal da ONU:
Quando asseguramos os direitos das pessoas com deficiência, ficamos mais perto de alcançar a principal promessa da Agenda 2030: não deixar ninguém para trás.
Ainda que haja muito por fazer, temos visto um progresso importante na construção de um mundo inclusivo para todos.
Quase todos os Estados-membros das Nações Unidas ratificaram a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e apelo urgentemente aos que ainda não o fizeram que a ratifiquem o quanto antes.
Em junho, lancei a Estratégia das Nações Unidas para a Inclusão das Pessoas com Deficiência, com o objetivo de aumentar os nossos padrões e melhorar o nosso desempenho ao para a inclusão de pessoas com deficiência em todas as áreas do nosso trabalho e em todo o mundo.
E, pela primeira vez, o Conselho de Segurança adotou a sua primeira resolução dedicada à proteção de pessoas com deficiência em conflitos armados.
Estamos determinados a liderar pelo exemplo.
Neste Dia Internacional, reafirmo o compromisso das Nações Unidas de trabalhar com pessoas com deficiência para construir um futuro sustentável, inclusivo e transformador, no qual todos, incluindo mulheres, homens, meninas e meninos com deficiência, possam compreender o seu potencial.
Obrigado.


