(ANS - Roma) - No dia 11/03, publicamos um trecho do artigo "Evangelho da Criação", do P. Joshtrom Isaac Kureethadam SDB, Coordenador da Seção de Ecologia e Criação do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral da Santa Sé, escrito para o Dia Missionário Salesiano (DMS3), promovido pelo Setor para as Missões Salesianas. Nesta circunstância o autor desenvolve o tema do DMS - "CUIDAR DA CRIAÇÃO – A nossa missão" – aprofundando-o como Evangelho da Criação, o que ajuda a redescobrir a criação com os olhos da Fé.

Segundo o Capítulo 2, da Encíclica «Laudato Si'» do Papa Francisco, é possível afirmar que a criação é Evangelho, é uma boa notícia. Em primeiro lugar, a criação tem uma bondade fundamental, como lemos no livro do Gênesis. “E Deus viu que tudo o que havia feito era muito bom” (Gn 1,31). Para um credente, é a bondade fundamental da criação aos olhos de Deus que constitui o valor intrínseco de toda realidade criada. As várias criaturas, queridas no seu próprio ser, refletem, cada uma a seu modo, um raio da infinita sabedoria e bondade de Deus.

A criação é um ato de amor de Deus. Nosso universo físico não é um acidente ou um evento fortuito; a palavra "criação" é mais do que "natureza", porque tem que ver com um projeto do amor de Deus, onde cada criatura tem um valor e um significado. Que certeza maravilhosa é saber que a vida de cada pessoa não se perde num caos desesperador, num mundo governado pelo puro acaso ou por ciclos repetitivos sem sentido! Cada um de nós é desejado, amado, necessário.

Por fim, a criação é uma "boa notícia", porque é a primeira e primordial revelação de Deus. Em todas as tradições religiosas, houve inúmeros homens e mulheres, sábios e santos que souberam ver Deus no espelho de Sua criação, como São Francisco de Assis.

No contexto da crise ecológica contemporânea, enquanto a humanidade enfrenta o espectro do próprio colapso da civilização, devemos lembrar o mandato de Jesus a todos os seus discípulos de "ir e pregar a Boa-Nova a todas as criaturas" (Mc 16,15).

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.