A Comissão Central divulgou, nesta semana, a programação oficial dos eventos que integram a canonização da irmã Maria Troncatti, que será realizada no próximo domingo, dia 19 de outubro, no Vaticano. Irmã Maria Troncatti é a primeira Filha de Maria Auxiliadora proclamada santa pela Igreja Católica desde a Santa Maria Domingas Mazzarello, cofundadora das Filhas de Maria Auxiliadora.
A cerimônia de canonização será presidida pelo Papa Leão XIV e contará com a presença da Madre-geral das Filhas de Maria Auxiliadora, irmã Chiara Cazzuola, das conselheiras do Instituto das FMA e também do Reitor-mor dos Salesianos, padre Fabio Attard.
Irmã Maria Toncatti nasceu em 1883, na região montanhosa da Lombardia, Itália, Maria Troncatti. Foi enfermeira voluntária durante a Primeira Guerra Mundial e, mais tarde, atuou como missionária no coração da Amazônia equatoriana.
Durante quase 50 anos, viveu entre os indígenas Shuar, no Equador. Lá enfrentou enfermidades tropicais, conflitos tribais e o preconceito dos colonos. Foi mediadora de paz, fundadora de escolas, promotora da saúde e da dignidade humana. Ganhou o nome afetuoso de Madrecita, não por imposição, mas por ternura conquistada.
Confira a programação
- 17 de outubro (Sexta-feira)
A abertura das celebrações está marcada para sexta-feira, 17 de outubro, às 17 horas (horário de Roma), na Casa Geral em Roma, onde a madre Chiara Cazzuola realizará um discurso sobre a canonização da irmã Maria Troncatti. Haverá também o testemunho de Juwa Bosco, que vai relatar o "encontro" que teve com a Irmã Maria em sonho, após o qual obteve a cura no corpo e no espírito.
Estão confirmadas as presenças do Reitor-mor padre Fábio Attard e do padre Pierluigi Luigi Cameroni, postulador Geral das Causas dos Santos da Família Salesiana.
Exposição e vídeo
Quem estiver na Casa Geral poderá conferir uma exposição sobre a vida e obra da irmã Maria Troncatti, que será apresentada pelo padre Erino Leoni, vigário da Inspetoria Salesiana da Lombardia-Emília, e pelo Salesiano Paolo Zini, SDB.
Também será exibido o vídeo "... será transformado em alegria", que mostra as etapas fundamentais da vida da missionária salesiana.
Ainda está previsto um momento musical com algumas canções que serão interpretadas pelas noviças do Noviciado Internacional Maria Auxiliadora de Castel Gandolfo. O evento será transmitido ao vivo no canal do YouTube do Instituto das FMA.
- 18 de outubro (Sábado)
No sábado, 18 de outubro, a partir das 15h30 (horário de Roma), os jovens do Movimento Juvenil Salesiano da Itália animarão o evento "Vamos! Em festa com Irmã Maria Troncatti", no Instituto São João Bosco da Inspetoria IRO. O evento é direcionado aos jovens das inspetorias das FMA e dos SDB de Roma.
Às 20h45 (horário de Roma), o Reitor-mor presidirá a vigília de oração pela Família Salesiana "Uma santidade... que também é para você!" que terminará com a “Boa Noite” da superiora geral das FMA, madre Chiara Cazzuola.
- 19 de outubro (Domingo)
O Papa Leão XIV presidirá a santa missa e a canonização, às 10h30 (horário de Roma). A cerimônia terá a participação de cardeais e bispos salesianos das dioceses da Lombardia e do Equador, dos presidentes das Conferências Interinspetoriais, além de uma jovem e uma missionária representando a juventude FMA de outros países. Ainda estarão presentes os prefeitos de Corteno Golgi (Brescia), local de nascimento da futura Santa, e de Sucúa (Equador), a pequena cidade em que viveu e morreu irmã Maria.
Na tarde deste mesmo dia, o Reitor-mor presidirá a celebração das Vésperas, na Casa Geral. À noite prosseguirá com uma festa, com a participação de todos os que estiverem em Roma para a canonização.
- 20 de outubro (Segunda- feira)
Na segunda-feira, 20 de outubro, às 11h (horário de Roma), na Sala Paulo VI, os peregrinos reunidos para a canonização dos novos sete santos serão recebidos em audiência pelo Papa Leão XIV.
Às 17h (horário de Roma), na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, o cardeal Ángel Fernández Artime presidirá a solene celebração eucarística de ação de graças pela Família Salesiana. Concelebrarão cardeais, bispos e sacerdotes das dioceses do Equador e da Itália e também o padre Fabio Attard.
“Esperamos viver juntas o grande dom da santidade que o Senhor continua a derramar abundantemente sobre toda a Igreja, sobre a Família Salesiana, sobre o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora e sobre as comunidades educativas”, madre Chiara sobre as iniciativas para a canonização.
O cartaz com a programação pode ser acessado no site: mariatroncatti.org.