O Centro Salesiano de Formação Permanente América, realizou entre os dias 30 de abril a 28 de maio, o IV Nível do Curso de Docência em Salesianidade, na Itália. O curso tem três módulos cursados presencialmente na cidade de Quito, no Equador. O último se concentra na Itália, onde os participantes têm a oportunidade de conhecer as fontes carismáticas que inspiraram São João Bosco e Santa Maria Domingas Mazzarello no desenvolvimento e consolidação do carisma salesiano à luz do Sistema Preventivo e de uma espiritualidade juvenil.

 

A formação tem como destinatários: Salesianos, Filhas de Maria Auxiliadora, Leigos(as) e membros da Família Salesiana identificados com os pilares do Sistema Preventivo, com o desejo de colaborar na formação da comunidade educativa-pastoral, em vista da missão juvenil, perpassando uma transformação pessoal nos próprios educadores. O curso tem como compromisso proporcionar aos participantes um estudo a partir de conteúdos científicos do carisma salesiano. Baseando-se em fontes primárias, da história da vida e missão de São João Bosco, como legado espiritual e pedagógico que se materializa no apostolado local e inspetorial, com o pressuposto da experiência fundacional do Oratório de Valdocco.

 

Participaram do IV Nível do Curso de Docência em Salesianidade: Padre João Carlos André, Diretor Geral da Presença de Brasília; Professora Ieda Maria Zalamena Grüber, Diretora Executiva do Colégio Dom Bosco de Santa Rosa, no Rio Grande do Sul; Padre Reginaldo Fragoso Marinho, Ecônomo da Presença de Pará de Minas e o senhor Rogério do Vale Machado, Gerente Administrativo-financeiro da Presença de Goiânia.

O IV Nível teve o objetivo de proporcionar a vivência da identidade carismática salesiana, peregrinando pelos lugares nos quais se desenvolveram a vida e a obra de Dom Bosco: Valdocco, Castelnovo, Chieri, Turim, Mornese, Nizza Monferrato, Gênova, Roma e Vaticano. Como fonte inspiradora de Dom Bosco, vemos a figura fundamental de São Francisco de Sales, cuja comemoração dos 400 anos de sua morte estamos celebrando. Para melhor aprofundamento espiritual e histórico, iniciamos essa jornada conhecendo Annecy, na França, local de itinerário espiritual e apostólico desse santo e o início da devoção ao Sagrado Coração de Jesus com a instituição dessa devoção por Santa Margarida Maria Alacoque.

 Ressaltamos o importante encontro com a Irmã Chiara Cazzuola, a Madre Geral das Filhas de Maria Auxiliadora e com o Padre Ángel Fernández Artime, Reitor Mor dos Salesianos de Dom Bosco, por ocasião da Festa de Nossa Senhora Auxiliadora, em Turim.

Essa notícia foi elaborada pelo Padre Reginaldo Fragoso Marinho, SDB.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.