A Inspetoria São João Bosco mobiliza a sua Comunidade Educativa Pastoral para a destinação de IR 2023 para o Fundo da Infância e Adolescência (FIA). Como o slogan "Faça uma declaração de Amor", essa campanha deseja sensibilizar os contribuintes Pessoa Física e Pessoa Jurídica a possibilidade de destinar uma parte do seu imposto de renda para projetos sociais que beneficiam crianças e adolescentes por meio do FIA.

Conheça o Fundo da Infância e Adolescência (FIA)?

O FIA é um instrumento legal, que permite à sociedade promover direitos às crianças e adolescentes em situação de risco social e pessoal. Até o dia 31 de dezembro, pessoas jurídicas podem destinar até 1% e pessoas físicas até 6% do valor do Imposto de Renda. Pessoas físicas também podem contribuir na declaração feita em março ou abril, mas o valor cai para 3%.

A Lei Federal 8.069/90 permite a toda pessoa física destinar até 6% do seu imposto de renda devido ao FIA. Para tanto, é preciso que a declaração seja feita somente no formulário completo e que a destinação do IR seja feita no ano-base da Declaração do Imposto de Renda a ser enviada.

Poderá também optar por destinar até 3% do IR devido diretamente em sua Declaração de Ajuste Anual, conforme a Lei 12.594, de 18 de janeiro de 2012. 

A destinação de parte do Imposto de Renda para o "Fundo da Infância e da Adolescência" possibilita que instituições sociais, como os Salesianos, possam transformar a vida de crianças e adolescentes por meio do desenvolvimento de projetos socioeducacionais.

Leia alguns relatos das crianças e adolescentes atendidas pelas Unidade de Ação Social do Salesianos.

“Através dos projetos do Centro Juvenil eu cresci, amadureci e me desenvolvi em vários aspectos. Conversar em público, por exemplo, era muito difícil para mim, por causa da minha timidez. Hoje consigo conversar, dialogar bem e, inclusive, dar entrevistas.”  Nicole C. A. M.(Centro Juvenil São Domingos Sávio – Pará de Minas / MG)
“Participo dos projetos do Centro Juvenil há mais de um ano. No projeto Saber integrado, temos o momento da acolhida, onde os educadores reúnem as crianças e os adolescentes para dar conselhos e transmitir mensagens positivas. Se prestarmos bastante atenção nas acolhidas, vemos que são conselhos que podemos levar para a nossa vida toda. Hoje em dia precisamos ter muita empatia e eu aprendi bastante sobre isso aqui: me colocar no lugar do outro e ter amor ao próximo.”  Caroline K. J. V.(Centro Juvenil São Domingos Sávio – Pará de Minas / MG)

"O que eu mais gosto no Centro Juvenil é a alegria que ele me dá e a paz que sinto quando entro aqui. Os educadores têm muito carinho com a gente, nos ensinam coisas que nunca vimos e as oficinas são divertidas e a gente fica muito alegre. Eu gosto muito das sextas no pátio, porque a gente se diverte muito brincando, mostramos os talentos que temos e os que estamos aprendendo aqui. Gosto dos bons-dias, pois me ensina várias coisas para vida, igual amar a si, o que Deus faz por nós e agradecer pelo, o que temos. O Centro Juvenil é um lugar que acolhe, cuida, tem amor e alegria.  Gosto muito de estar aqui!"  Manuelle V.(Centro Juvenil Dom Bosco – Belo Horizonte- MG)
"O Centro Juvenil me traz segurança, sempre que entro aqui me sinto mais segura que lá fora. Me sinto alegre de estar aqui todos os dias, porque eu tenho vários amigos aqui, os educadores sempre nos deixam felizes e não tristes. Gosto muito da criatividade que as oficinas têm, todos os dias temos atividades diferentes e divertidas, e o respeito que aprendemos nas oficinas é muito bom. Eu aprendo muitas coisas aqui, como desenvolver o alfabeto, a língua de sinais da música, teatro, informática, dança e esporte, além de desenvolver mais conhecimentos aprendendo e divertindo." Beatriz E.D. ( Centro Juvenil Dom Bosco- Belo Horizonte- MG.
"O Centro Juvenil mudou minha vida nos estudos, porque antes eu sabia pouca coisa da escola e agora eu sei bastante coisa de lá. Eu trazia os deveres de casa e aqui todo mundo me ajudava a fazer. E ajudou muito lá em casa também com os sacolões. Ajudou muito na alimentação também. E pelo motivo da minha mãe trabalhar e eu não ter um lugar pra ficar aí em vim pra cá. Aqui eu tenho experiências significativas, tipo os computadores, aprender a mexer nos computadores, porque pode ajudar futuramente no trabalho." Kauê C. de O. (Centro Juvenil São Pedro – Campos dos Goytacazes/RJ) 

"Eu estou no Centro Juvenil há 2 anos e aqui nas acolhidas eu aprendi muitas coisas como dar o respeito ao próximo para ser respeitada, também aprendi a entender o lado das outras pessoas assim como as pessoas entendem o meu. Fui também criando várias amizades, porque eu era muito tímida, mas hoje eu sou mais solta, em questão de falar com as pessoas. O Centro Juvenil me trouxe várias experiências pra que eu pudesse me enturmar, me juntar com as pessoas. E nas acolhidas eu aprendi muita coisa e nas oficinas também, na oficina de Projeto de Vida e Robótica. Eu aprendi a criar coisas, pensar em coisas novas." Rute F. da C. (Centro Juvenil São Pedro – Campos dos Goytacazes/RJ) 
 "Eu gosto dos educadores, das oficinas, aprendo várias coisas aqui que me ajudam na escola. Eu gosto de vir pra cá, porque se eu não estivesse aqui eu estaria na rua, correndo risco de me machucar, me envolver em briga, não fazer nada. Por isso que eu gosto de vir pro Centro Juvenil, porque sempre tem coisas diferentes pra fazer." - Riquelmen da S. R. (Centro Juvenil São Pedro – Campos dos Goytacazes/RJ) 

Os projetos sociais desenvolvidos pela Inspetoria São João Bosco contribuem para a redução do trabalho infantil e da evasão escolar e para a promoção da formação integral.

Você exerce sua cidadania e juntos, todos nós exercemos nosso dever de cuidar e proteger nossas crianças por meio do desenvolvimento de projetos de educação integral, arte e cultura.

Clique aqui e veja o passo a passo para declaração de imposto de renda 2023 para o  "Fundo da Infância e da Adolescência".

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.