Dom Bosco ainda na infância entendeu que para conquistar os amigos é necessário mansidão e humildade, grandes virtudes que vem de Deus que é amor. Através da educação religiosa de sua mãe Margarida e da devoção a São Francisco de Sales, aprendeu um humanismo cristão que complementa e fundamenta seu sistema preventivo, sua vida foi recheada de elementos dos traços do Sagrado Coração de Jesus como modelo e fonte do espírito salesiano.

No sonho dos nove anos a correção que ele recebe para não agir com pancadas lhe custa uma certa modelação do próprio coração para se assemelhar ao Coração de Cristo e principalmente para se aproximar e converter os jovens de coração endurecido. A conversão pessoal de Dom Bosco se deu ao longo da sua vida próxima a tantos jovens que sofrem, foi confiante no evangelho que apresenta Jesus como Pai dos cansados e fadigados, acreditou que Jesus consola e alivia o coração a partir da proposta do oratório como ambiente livre para crescer no espírito de família, formar caráter, aprofundar as relações humanas e cristã com jogos e diversões.

Foi um propósito de Dom Bosco que a doçura de São Francisco de Sales o guiasse em todas as coisas, como patrono da congregação sua motivação maior era o zelo pela caridade pastoral, êxito da missão que Deus lhe confiou na educação, instrução popular e em todos os países onde o carisma se expandira, nome marcado em seu primeiro oratório.

Com o passar dos anos, diante de tantas graças que recebera e de corações que conquistara, Dom Bosco entendeu a devoção popular ao Coração de Jesus difundida por Santa Margarida Maria Alacoque (1647), monja visitandina que bebeu do próprio carisma de Francisco de Sales. Motivado por esta devoção, Dom Bosco inculcou nos jovens o Reino de Deus como compromisso pessoal que continua no serviço aos outros, sentido primeiro deste traço de Jesus que forma consciência cristã.

A fonte que Dom Bosco hauriu é Jesus Cristo, ele foi atento ao seu Coração e principalmente em apresentar aos seus salesianos como espiritualidade da revelação da caridade divina aos jovens pobres. Em sua missão, fiel ao Papa Pio IX, de modo consciente de sua vida doada à igreja ele constrói a basílica do Sagrado Coração de Jesus em Roma, confiante de que esta devoção é bem maior do que nossas fadigas. Dom Bosco foi um pai para muitos, entendeu e pregou Jesus Bom Pastor que cuida com o interesse na salvação, este foi seu lema, este foi seu coração semelhante ao de Jesus.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.