Na última semana, o Coordenador de Pastoral S. Vanderlei Tonani e os Assistentes de Pastoral dos Colégios Salesianos Santa Rosa e Região Oceânica-Piratininga Celso Gomes e Renato Freitas, participaram do Seminário Estadual de Pastoral da Associação Nacional de Educação Católica (ANEC) do estado do Rio de Janeiro. O evento reuniu cerca de 40 pessoas na Casa Padre Anchieta, em São Conrado/RJ. O Seminário foi orientado pelo Professor Gregory Rial, que atua como gerente na Associação e é pesquisador do campo da Pastoral e Educação.  

Neste ano, o tema do encontro foi: “Escolas Católicas Evangelizadoras: onde, quando e como evangelizar”. A formação propôs uma reflexão teórica e prática sobre o papel do evangelizador das escolas católicas. Durante o dia, os presentes foram convidados a refletirem sobre como as escolas podem se conectar com os estudantes, as famílias e os educadores para ajudá-los na experiência pessoal com Jesus Cristo. Segundo a ANEC, o diferencial das escolas católicas é a evangelização, que se traduz em uma série de compromissos institucionais, pedagógicos e pastorais.  

Além disso, o evento proporcionou momentos de interação, com metodologias ativas e práticas. Os educadores, de diversas escolas católicas do Rio de Janeiro, dialogaram sobre o chão da escola e os desafios culturais, sociais e religiosos que enfrentam no cotidiano e que, às vezes, interferem em seus projetos de evangelização, dificultando ou potencializando o anúncio da mensagem de Jesus Cristo.  

De acordo com informações da Associação Nacional de Educação Católica, durante a oficina pastoral criativa, os participantes puderam elaborar e comentar práticas pastorais pensadas de forma intencional. Além dos aprendizados, o evento possibilitou o reencontro presencial entre os agentes de pastoral das escolas associadas à ANEC.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.