Aconteceu no dia 23 de fevereiro de 2024 a visita cultural dos educandos do Centro Juvenil Salesiano São Domingo Sávio de Pará de Minas-MG a Escola de Artes e Ofício – SICA.

A visita foi marcada por muita descontração pautada pelo  conhecimento de várias artes e saberes culturais ofertado aos educandos.  A história da Escola de Artes é muito interessante. Sua estrutura feita de pau a pique, é uma construção do período Colonial, de mais de 200 anos. Antigamente era uma grande fazenda para depois tornar-se a primeira padaria da cidade. Hoje ela é tombada pelo município de Pará de Minas como patrimônio histórico e cultural constituído por várias oficinas de artes.

Os educandos do Centro Juvenil Salesiano de Pará de Minas tiveram acesso às oficinas de marcenaria, tear chileno, cerâmica e pintura em tecido. Também tiveram acesso a “Instalações de Arte” que fica exposta dentro da Escola de Artes. Recebidos pelos professores da escola, puderam apreciar de perto a beleza e a riqueza de cada detalhe ali exposto.

A visita cultural é uma atividade que acontece todas as sextas-feiras, onde educandos do turno matutino e vespertino realizaram a visita com o acompanhamento dos educadores. João Pedro responsável pela da Oficina de Artes.

 

A cada mês o local da visita cultural é modificado, sempre visando lugares com grandes repertórios culturais e acervo histórico, que diga muito sobre a cultura em que estamos inseridos e sobre a sua  diversidade, aumentando a curiosidade e conhecimento por parte dos educandos.

É de grande importância a realização de visitas culturais. O acesso à cultura no período de desenvolvimento da criança e do adolescente amplia o respeito e a curiosidade por novas formas de saberes e culturas, trazendo um diálogo de repertório sociocultural, reflexão e aprendizado e convívio com a diversidade.

 

“As visitas culturais são boas para os meninos conhecerem a cultura da cidade, porque muitos não conheciam a escola de artes. Minha visão como educador é essa, apresentar a eles o que eles não conhecem.” – João Pedro, educador de Artes do Centro Juvenil Salesiano São Domingo Sávio. 

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.