Na noite desta quinta-feira (17), as turmas de 9° ano do Ensino Fundamental do Colégio Salesiano Jardim Camburi, em Vitória (ES) realizaram o evento de culminância do projeto interdisciplinar “Te Vejo – Cidadania em Perspectiva”. Na ocasião, os estudantes apresentaram aos familiares e visitantes os diversos trabalhos realizados ao longo do ano letivo e de curtas preparados pelos estudantes.

O projeto parte de uma análise da coletividade sobre a cidadania, e teve em sua base a leitura do livro Cidadão de Papel, de Gilberto Dimenstein. Ao longo do ano, os estudantes elaboraram 30 curtas sobre os temas ligados à cidadania e à sociedade.

Um vídeo de cada temática foi selecionado para a apresentação por uma equipe técnica-pedagógica que analisou, dentro de critérios pré-estabelecidos. Além disso, um vídeo foi eleito o favorito pelo Voto Popular e premiado pelo diretor executivo do colégio, Ilton de Oliveira Chaves.

O professor e coordenador da atividade, Ricardo Augusto Falcão, avaliou a atividade como positiva e celebrou o envolvimento dos alunos e das famílias.

"Essa recepção, essa participação dos pais e dos estudantes, evidencia não apenas o sucesso do projeto, mas um despertar dessa visão de inclusão do outro, que é a grande máxima do nosso projeto", ressaltou o professor.

Para o diretor executivo do Colégio Salesiano Jardim Camburi, esses momentos são de extrema importância para o desenvolvimento de habilidades e competências excepcionais para o desenvolvimento dos estudantes.

"Nós vimos aqui alunos cantando, declamando, recitando, em atividades que exigem postura, comprometimento e muita competência, e que precisam de oportunidades para aflorar. Esse também é o papel da escola. É através de momentos como este que eles desenvolvem habilidades e adquirem maturidade para se desenvolver e realizar as escolhas que, daqui para a frente, se tornam mais impactantes", ressaltou o diretor.

Por que “Te Vejo”?

Entre diversas tribos no continente africano, em especial na África do Sul, a saudação mais comum equivalente ao nosso popular “olá”, uma expressão nativa, que significa “te vejo”. Sendo um membro da tribo, você naturalmente responderia “estou aqui”.

Nesse contexto, a existência de um indivíduo é validada pela percepção do outro. Esse significado, implícito na língua, faz parte da filosofia Ubuntu, uma filosofia de coletividade que prevalece entre várias tribos nativas da África.

A concepção do projeto “Te Vejo - Cidadania em Perspectiva” não é propor fórmulas, debates ou conceitos prontos, acerca da cidadania, ou da “postura cidadã”, mas promover uma reflexão coletiva, em um processo no qual estudantes e educadores assumem papel protoganista.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.