“Corações ardentes, pés a caminho”! Este foi o tema da Convivência Vocacional Salesiana Inspetorial que aconteceu nos dias 26, 27 e 28 de maio na presença de Pará de Minas MG. 

Essa Convivência Vocacional Inspetorial de maneira presencial foi a primeira desde o início da pandemia, o que lhe confere um caráter festivo todo especial. Com o objetivo de ajudar os jovens no discernimento da própria vocação, a convivência proporcionou para nove jovens advindos de alguns estados da Inspetoria São João Bosco um encontro com Cristo, nos passos de Dom Bosco. Organizado pela equipe do SSOV conjuntamente com os Aspirantes e Pré Noviços, o encontro foi pensado de modo que cada jovem pudesse experimentar o carisma e o modo de vida salesiana.

 Na dinâmica de “tendas”, foi proposto em cada uma delas um tema referente ao carisma salesiano, sobretudo em relação ao nosso fundador Dom Bosco. As chamadas Devoções Brancas de Dom Bosco foram os temas das primeiras tendas: a Eucaristia, a Virgem Maria e o Papa. A santidade juvenil e o sistema preventivo de Dom Bosco concluíram a ordem das tendas. Nelas se deram momentos oportunos de oração, aprofundamento e experiência de encontro com Deus, conforme viveu e ensinou Dom Bosco em favor da juventude.

 Outro momento muito fraterno e também dinâmico da convivência foi a Gincana Mariana. Os vocacionados foram divididos nas equipes e, com a ajuda dos jovens da JMS, participaram de uma bateria de provas. Foi uma tarde alegre e muito festiva. No mesmo dia, à noite, aconteceu a “Noite Salesiana”, que celebrou nossa santidade juvenil, a presença dos vocacionados em meio a apresentações culturais e muita música. No dia seguinte, domingo, nosso superior, padre Natale, esteve presente em nossa casa e se encontrou com os vocacionados, trazendo-lhes palavras de incentivo e expressão de uma presença paterna.

 Na oportunidade o inspetor Pe. Natale Vitali reforçou em sua homilia que: “Devemos fazer a vontade de Deus em nossa vida, para sermos felizes.” Com essa frase, tais jovens deixaram a convivência vocacional com o ímpeto de descobrir aquilo que Deus quer para cada um, sempre estando dispostos a ação do Espírito Santo e tendo como ponto de partida o Cristo, O bom pastor. As luzes do 3º ano vocacional do Brasil, cada um foi introduzido na ação de colocar-se à caminho, com o coração ardendo pelo chamado, ouvindo a voz do mestre e assim como Dom Bosco, vivendo a alegria e realizando a vontade de Deus.

 

Essa notícia foi elaborada com a colaboração de Murilo Souza Oliveira, SDB .

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.