(ANS - Roma) - O Reitor-Mor dos Salesianos e Pai e Centro de Unidade da Família Salesiana, P. Ángel Fernández Artime, após uma fase de consulta e discernimento com os Responsáveis da Família Salesiana, membros do Conselho Geral e outros especialistas, anunciou hoje o título e as linhas guias de sua mensagem para a Estreia para 2023: "COMO FERMENTO NA FAMÍLIA HUMANA HOJE. A dimensão laical da Família Dom Bosco".

No documento de apresentação, o P. Á.F. Artime logo esclarece que esta Estreia é dirigida a dois grupos de destinatários: não apenas a todos os grupos da Família Salesiana, mas também "às crianças, adolescentes e jovens de todas as presenças da Família Dom Bosco no mundo", porque, explica: "À luz do que mais caracteriza nossa pedagogia e nossa espiritualidade, pretendemos ajudar meninos e meninas, especialmente adolescentes e jovens, a descobrirem que cada um deles pode ser como o fermento de que fala Jesus".

Ao mesmo tempo, para a Família de Dom Bosco ela "quer ser uma mensagem clara e provocativa para descobrir sua dimensão laical"; e especificamente para os membros consagrados da Família Salesiana, é um convite a ser "fermento na massa do pão da humanidade" e "viver de perto, deixando-nos enriquecer pela laicidade evangélica".

O fermento, elemento também usado metaforicamente por Jesus para apresentar o Reino de Deus aos apóstolos, é "o único ingrediente vivo", aquele elemento que é usado em pequenas quantidades, mas que "tem a capacidade de influenciar, condicionar e transformar toda a massa", afirma o Reitor-Mor.

O texto, portanto, propõe a cada membro da Família Salesiana e aos jovens que sejam fermento no mundo, espalhando a Palavra e o Reino de Deus da mesma forma que o fermento transforma a massa de pão.

A reflexão do Reitor-Mor também chama a atenção para a importância do trabalho dos leigos nas obras da Congregação Salesiana, lembrando que "a Igreja é composta por bem mais de 99% de leigos... imagine como a proporção se torna se você abraçar o mundo inteiro. Eles são a massa, bem como o fermento do Reino".

Clique aqui para ler a carta íntegra.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.