Há um ano, Isaac Carvalho iniciou no esporte que o tornaria um destaque regional: o basquete. Estudante do Colégio Salesiano Goiânia desde a Educação Infantil, o jovem começou a praticar a modalidade com os amigos em agosto de 2024, durante o intervalo das aulas. Recentemente, o aluno conquistou o título de bicampeão da Liga Metropolitana de Basquete pelo time profissional Raptors/Ceng, sendo um dos poucos selecionados para integrar a Seleção de Ouro 2025 na categoria sub-13.
Entusiasmado com sua trajetória no esporte, Isaac sente orgulho de sua história com o colégio, que o incentiva a fazer atividades físicas desde pequeno. “Vai completar 11 anos que estudo no Salesiano Goiânia. A experiência que estou tendo é incrível, porque o colégio auxilia bastante quando o assunto é esportes, não só na Educação Física. Ele apoia, incentiva e ajuda a conciliar com os estudos. Fico muito feliz com a escola porque ela também entende a minha rotina de ir para os treinos e jogos.”
Maria Luiza Carvalho, mãe de Isaac, revela que a prática esportiva esteve presente na vida dele desde o início da trajetória acadêmica do filho. “Adotei ele com dois anos e seis meses no ano de 2014. Quando ele completou três anos, o matriculei no Ateneu Dom Bosco (Salesiano Goiânia), iniciando sua vida escolar e esportiva. Ambas com muito sucesso. A relação com o esporte começou com modalidades oferecidas pelo colégio: futsal e futebol de campo. Aos 8 anos, ele foi para a grupo de capoeira Candeias, com o mestre Suíno. Depois da pandemia, voltou a praticar natação e futebol. Cursando o 6° ano, seus amigos do 9° ano o convidaram para jogar basquete na hora recreio.”
A mãe explica que o incentivo dos colegas e da escola tiveram um importante papel para Isaac ingressar com maior seriedade no esporte e iniciar sua trajetória nas competições. “Os amigos diziam que ele tinha perfil de jogador de basquete por causa da altura e agilidade corporal. Assim, a pedido dele comecei a levá-lo na Praça do Avião para treinar um pouco. Logo, os amigos da praça também perceberam que ele tinha potencial e pediram para que eu o matriculasse no Centro de Excelência do Esporte do Estado de Goiás.”
Segundo Maria Luiza, dois meses de treinos foram o suficiente para que o jovem fosse notado e convidado para um teste na escola de basquete Raptors/Ceng. “Isaac fez um teste na terça-feira dia 01 de abril de 2025 e no sábado da mesma semana já estava disputando a Liga Metropolitana de Basquete. Como mãe, ao vê-lo se destacando nos campeonatos fiquei emocionada e surpresa com tanto talento e habilidade que ele tem para esse esporte. Comecei também a entender que a vida dele irá mudar radicalmente.”
O esporte vai muito além do desenvolvimento físico, promovendo o aprendizado de valores como disciplina, respeito, trabalho em equipe e resiliência. A diretora pedagógica do Salesiano Goiânia, Evelyn Rocha, afirma que o incentivo ao esporte é parte fundamental da formação integral que o colégio busca oferecer. Para ela, apoiar a prática de atividades físicas é uma forma de fortalecer o crescimento pessoal e social dos estudantes, contribuindo também para a saúde mental e emocional deles.
A diretora explica que o esporte é um grande aliado para o projeto de vida dos jovens, colocando-os como protagonista de seu desenvolvimento integral. Para ela, o esporte possibilita descobrir talentos, estabelecer metas, organizar a rotina e desenvolver competências essenciais para a vida. “Seja na sala de aula, na quadra ou no campo, quando as crianças e jovens se sentem valorizados em suas potencialidades, elas se tornam mais engajadas com o próprio processo de aprendizagem. Nosso objetivo é formar cidadãos autônomos, saudáveis e preparados para os desafios da vida, e o esporte é um caminho eficiente e inspirador para isso.”
Isaac afirma que tem uma rotina bastante organizada praticar e participar das competições de basquete sem prejudicar sua formação acadêmica. “Enxergo minhas conquistas como uma superação de obstáculos, pois não é fácil conciliar os estudos e a escola. Eu começo fazendo os exercícios de casa na escola, quando termina as aulas, e termino à noite depois dos treinos. Eles são na parte da tarde, das duas às seis. Também consigo treinar um pouco nas quadras do colégio, o que é muito bom e me ajuda bastante.”
Com desenvolvimento escolar e esportivo caminhando juntos, Maria Luiza acredita que uma união equilibrada entre as atividades fortalece a formação integral do filho. “Ele estuda todos os dias após os treinos, inclusive sábados, domingos e também nas férias. Nos dias de campeonato, ele precisa fazer um roteiro de estudo e me apresentar. A escola é a maior amiga do esporte. Quando o jovem atleta faz parte de um colégio que acolhe e incentiva o saber, ele vai para os treinos com uma carga emocional positiva. E o Isaac é muito valorizado e acolhido pelo Salesiano Goiânia.”
Evelyn reforça o orgulho do colégio em ver o Isaac, e tantos outros estudantes da instituição, se destacando em diferentes aspectos. Para ela, o sucesso nas diversas dimensões da vida reflete o compromisso e a seriedade do Sistema Preventivo de Dom Bosco, norteador da pedagogia salesiana. “O esporte é um ambiente privilegiado de convivência educativa. Por isso, também temos parcerias que ampliam as possibilidades de formação esportiva dos nossos alunos. Ao integrar essas iniciativas, conseguimos oferecer mais caminhos para aqueles que demonstram vocação e talento em modalidades específicas. Desejamos que o caminho de Isaac seja ainda mais iluminado e que ele possa inspirar muitos outros jovens.”