No dia 8 de dezembro, os estudantes do 7° ano do Ensino Fundamental do Colégio Salesiano Jardim Camburi participaram da culminância do Projeto Salê Fanfic, trabalhado em diversas disciplinas, com foco em linguagens, em que os estudantes produziram fanfics, em inglês e espanhol, baseadas no universo da obra Dom Quixote, de Miguel de Cervantes.

Ao longo do ano, os estudantes pesquisaram sobre o gênero literário das HQ’s, formato em que as fanfics foram produzidas, estudaram a obra de Dom Quixote, escreveram e ilustraram as histórias. Os contos foram produzidos em inglês e traduzidos para o espanhol. O trabalho foi coordenado pela professora da disciplina de Inglês, Fernanda Sales Pietrolungo, juntamente com educadores das demais disciplinas envolvidas.

"Tenho um orgulho imenso desses alunos", afirmou a professora e coordenadora do projeto, Fernanda Pietrolungo.
“Não foi uma proposta fácil: criar uma história em língua estrangeira, primeiro em Inglês e depois em espanhol, demanda um conhecimento linguístico de nível elevado, mas eles deram conta. Tenho um orgulho imenso desses alunos, que fazem a diferença na minha vida!”, destacou a professora Fernanda.

Além de produzirem as histórias, os estudantes também foram responsáveis por criar algumas das artes que ilustram a capa da HQ. Além de referências ao universo das fanfics, a capa traz ilustrações de personagens de Dom Quixote desenhada pelas estudantes Alice Dusi, Alice D. Bini, Julia Moraes e Luísa Bortolot.

Uma delas, a aluna Julia Serafim Moraes, explica que o projeto foi um grande incentivo para o trabalho em equipe e um esforço para que os desenhos atendessem ao esperado por todos os colegas de turma.

“A capa foi um trabalho que fiz junto com minha melhor amiga. Trabalhamos muito tempo na capa, tentando fazer algo que todo mundo gostasse. Costumo fazer em aquarela ou mangá, e a capa seria em estilo de HQ, por isso saí um pouco do meu estilo tradicional de desenho, mas acho que todos gostaram. Fiquei muito feliz!”, explicou Julia.
Diretor do Colégio Salesiano Jardim Camburi, Ilton de Oliveira Chaves Junior, ao lado de uma das ilustradoras da capa da HQ, Julia Serafim Moraes.

No momento da entrega das HQs, os estudantes ainda participaram de um coffebreak e tiveram a oportunidade de colher autógrafos dos também colegas de turma, colaboradores e coautores do material produzido.

O que são fanfics?

A palavra fanfic é uma abreviação do termo em inglês "fanfiction", ou "ficção de fã" em tradução literal. Uma fanfic é uma história, criada por fã, com base em personagens, lugares e histórias de um universo anterior já retratado em livros, filmes, videogames, mangás ou HQs.

Geralmente, são produzidas por fãs que querem dar continuidade ao enredo ou personagens preferidos, com interações, contextos ou mesmo personagens diferentes.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.