Na quarta-feira (19), os estudantes do 2° ano do Ensino Médio do Colégio Salesiano Nossa Senhora da Vitória participaram de um bate-papo sobre diversidade com o egresso Lorenzo Comlan Mensah. Nascido em Benin, localizado no oeste do continente africano, Lorenzo conversou com os estudantes sobre literatura, história e a cultura de matriz africana.

A trajetória de Lorenzo na escola foi um período de aprendizado para os envolvidos. Filho de um diplomata de Benin no Brasil, Lorenzo foi alfabetizado em Francês e passou por um período de adaptação à língua, amparado por sua então professora de Português, Aurelia Nascimento, que também conduziu o encontro com os estudantes.

"Uma coisa que era legal é que nosso material escolar, as ilustrações mostravam pessoas negras. As crianças nos livros eram negras, nosso papai noel era negro, os professores eram negros. É algo que eu sempre considerei o normal e só passei a estranhar quando cheguei no Brasil e vi que era diferente, mesmo com a maioria da população sendo negra, as ilustrações sempre mostravam pessoas brancas", lembrou o estudante.

O bate-papo acontece em meio a um projeto literário em que os alunos trabalharam o livro Contos Africanos, de Ernesto Rodriguês Abad, para realizar atividades lúdicas como produção de notícia televisiva e Escape Room.

"Em Benim existem mais de 70 etnias e cada uma delas com sua própria língua africana. Infelizmente, não tive o privilégio de aprender muitas dessas línguas, mas observar que no Brasil o mesmo idioma é falado em um território tão grande", contou Lorenzo.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.